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Ritmo de produção do Boeing 747-8 vai diminuir a partir de março de 2016 (Foto: Divulgação / Boeing)
Ritmo de produção do Boeing 747-8 vai diminuir a partir de março de 2016 (Foto: Divulgação / Boeing)| Foto:
Ritmo de produção do Boeing 747-8 vai diminuir a partir de março de 2016 (Foto: Divulgação / Boeing)

Ritmo de produção do Boeing 747-8 vai diminuir a partir de março de 2016 (Foto: Divulgação / Boeing)

A Boeing decidiu reduzir o ritmo de produção do Boeing 747-8, o maior avião da fabricante norte-americana. A partir de março 2016, a empresa vai fabricar apenas uma unidade por mês. Hoje, são produzidos 18 por ano.

A taxa de produção do 747-8 já vinha diminuindo gradativamente desde 2013, quando saiam duas unidades por mês da fábrica de Everett, no estado de Washington.

Para a fabricante, essa readequação é necessária para manter o programa até que mais encomendas sejam confirmadas por companhias aéreas, principalmente do setor de transporte de cargas, que ainda usam os Boeing 747-400 e não consideram que ainda é o momento para atualizar a frota.

A Boeing tem hoje 32 encomendas para o 747-8, sendo 14 da versão Freigther, de carga, e outros 18 para o transporte de passageiros. Durante o Paris Air Show, na última semana, a Volga-Dnepr, empresa russa do setor de carga aérea, anunciou a intenção de compra para 20 Boeing 747-8. Sem confirmar esses pedidos, a fabricante prefere manter a cautela no ritmo de saída do avião.

“[O setor de carga] acumula seis quadrimestres de grande crescimento e estamos no ponto em que a frota de 747-400Fs e -400ERFs, que estava estocada, voltou a operar. Toda essa capacidade foi absorvida e agora estamos em transição do momento em que as empresas, como a Volga, vão atualizar as frotas”, disse o vice-presidente e diretor geral do programa 747 da Boeing, Bruce Dickinson, em entrevista ao site Aviation Week.

A expectativa da Boeing é que os atuais Boeing 747-400 comecem a ser substituídos a partir de 2020.

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