• Carregando...
Avião em frente ao hangar do Aeroclube de Londrina (Foto: Aeroclube de Londrina / Divulgação)
Avião em frente ao hangar do Aeroclube de Londrina (Foto: Aeroclube de Londrina / Divulgação)| Foto:

A realização do evento aeronáutico EAB Air Show, entre 28 e 31 de agosto, no aeroporto de Maringá, criou um problema para escolas de aviação de Londrina e para estudantes de pilotagem. Resultado de uma determinação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que suspendeu os voos de instrução na região por cinco dias, entre 28 de agosto e 2 de setembro, já que haverá um movimento muito maior de aeronaves.

A suspensão não é total, já que seguem permitidos os voos no circuito de tráfego dos aeroportos de Londrina e de Warta, distrito de Londrina. Ou seja, os aviões de escolas só poderão decolar, fazer o circuito (dar a volta) e pousar, podendo executar o toque e arremetida, uma manobra de pouso e decolagem sem a necessidade de parar totalmente a aeronave, algo bastante comum durante o período de instrução.

Entretanto, os transtornos estão nas aulas práticas de manobras altas e de navegação. Estas correspondem à grande maioria do treinamento. Dessa forma, estão proibidos os voos que partem de Londrina ou Warta e voam pela região ou para fora da área controlada pelo órgão de tráfego aéreo de Londrina. No caso, a área da CTR Londrina 1, que envolve o aeroporto de Londrina até 4.500 pés de altitude, e também da TMA Londrina, que engloba não só a cidade, mas também Maringá e entorno, até o nível de voo 145 (14.500 pés). Veja imagem abaixo.

Carta aeronáutica de rota com a TMA Londrina e CTR Londrina 1

Áreas de proibição de voos de instrução durante a EAB Air Show. Em amarelo a TMA Londrina e em laranja a CTR Londrina 1 (Reprodução / Decea)

“Essa medida vai trazer considerável prejuízo econômico a essas entidades [escolas de aviação], que vivem basicamente da instrução de voo profissional”, criticou o professor e vice-presidente do Aeroclube de Londrina, Jonas Liasch.

Vale ressaltar que o período envolve sábado e domingo, que são os dias mais movimentados quando se trata de voos de instrução. Há muitos casos de alunos que são de outras cidades e vão especialmente para Londrina para as aulas práticas nesses dias.

“Parece que houve preocupação de não interferir com os voos da aviação comercial regular, mas as autoridades parecem se esquecer que os aeroclubes e escolas também operam uma atividade comercial, a da instrução aérea”, completou Liasch.

Para os voos regulares de passageiros, não há nenhuma restrição. Eles seguem normalmente no período.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da EAB Air Show, que informou que o evento em momento algum quis prejudicar os voos de instrução e que foi uma decisão do Decea. Por sua vez, o Decea também foi contatado pela reportagem, mas até a publicação deste post não havia respondido aos questionamentos. Se os fizer, serão publicados neste espaço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]