*

Enkontra.com

Irkut apresenta o MC-21, novo desafiante do duopólio Airbus-Boeing

MC-21-300 foi apresentado oficialmente na quarta-feira (Foto: Divulgação/Irkut)
MC-21-300 foi apresentado oficialmente na quarta-feira (Foto: Divulgação/Irkut)

O mercado de aeronaves comerciais de corredor único com capacidade a partir de 130 passageiros tem dois donos: Airbus e Boeing. Duelar com os dois gigantes é uma missão praticamente impossível.

A nova tentativa de conquistar pelo menos uma parte desse mercado é da russa Irkut. A fabricante apresentou oficialmente nesta quarta-feira (8) o MC-21-300. Foi a primeira vez que o avião foi visto em público.

>> Leia mais: Airbus força Boeing a produzir sucessor do popular 757

O primeiro voo da aeronave, que tem capacidade para até 211 passageiros (a versão menor, a -200, tem até 176 assentos), está previsto ainda para 2016. As entregas devem começar em 2018.

Nesse período a Irkut terá a dura missão de expandir a carteira de compras, que hoje conta com 175 encomendas firmes. A menor em relação aos concorrentes, e não somente Airbus e Boeing, mas também Bombardier e Comac.

MC-21-300 apresentado na Rússia (Foto: Divulgação/Irkut)
MC-21-300 apresentado na Rússia (Foto: Divulgação/Irkut)

A carteira da Airbus tem 5.497 aeronaves, enquanto a Boeing conta com 4.363 encomendas firmes. Na sequência aparecem Comac com 519 e Bombardier com 202.

O desafio da Irkut é semelhante ao da chinesa Comac: convencer os clientes de fora de seus países de que suas aeronaves são mais eficientes e com custos operacionais inferiores às dos concorrentes. A Bombardier, apesar de ter menos encomendas que a chinesa, tem clientes mais heterogêneos.

Por enquanto, a fabricante do MC-21 tem em sua maioria clientes russos na carteira. As exceções são empresas do Azerbaijão, Egito e Tailândia. A apresentação oficial pode alavancar mais interessados, mas dificilmente vai fazer com que as clientes de Airbus e Boeing troquem suas aeronaves pelas da Irkut. Pelo menos no curto prazo.

MC-21-300
Capacidade: 163-211 passageiros
Comprimento: 42,3 metros
Envergadura: 35,9 metros
Alcance: 3.200 NM (5.900 km)
Peso máximo de decolagem: 79.250kg
Motores: Aviadvigatel PD-14 e Pratt & Whitney PW1431G

A presença do primeiro ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, no evento mostra o tamanho da aposta do país na aeronave. “A criação do MC-21 é uma vitória da indústria aeronáutica, da Irkut, dos nossos cientistas, designers, engenheiros e trabalhadores”, disse. O presidente da Irkut foi além: “Acreditamos que o MC-21 é o melhor do seu segmento”.

Participação brasileira

Em 2015, a Irkut assinou um contrato com o estado do Paraná para que a cidade de Maringá faça parte da cadeia de fornecedores da fabricante russa. O projeto é ter uma unidade de fabricação de peças e de prestação de serviços, manutenção e treinamento para clientes do MC-21.

“O Paraná é o estado pioneiro no programa de suporte de desenvolvimento do MC-21 e estamos com dois projetos avançados para materializar o acordo assinado no ano passado”, disse à Gazeta do Povo o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, que esteve presente na cerimônia de apresentação do avião ao lado da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti. A ANP é o órgão responsável pelas negociações com a empresa russa.