• Carregando...
Vídeo: o que o piloto vê (ou não) durante um pouso com baixa visibilidade
| Foto:

Na última semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certificou o aeroporto de Guarulhos a operar pousos com apenas 200 metros de visibilidade horizontal e teto zero. O sistema ILS Categoria 3 A do aeroporto paulista é o primeiro certificado no Brasil.

Mais do que simplesmente ter o equipamento disponível nos aeroportos, os aviões precisam estar habilitados para pousar com zero ou quase zero visibilidade. Bem como as tripulações.

Não é uma operação simples, mesmo que ela seja realizada inteiramente no piloto automático. É preciso muito treinamento, afinal de contas, pousar um avião de toneladas, com dezenas de passageiros a bordo, em situações de visibilidade nula ou quase nula, exige muito conhecimento e prática.

O vídeo abaixo mostra exatamente o que o piloto viu (ou não viu) durante uma aproximação e pouso no aeroporto de Manchester com teto de apenas 20 pés (6 metros) e visibilidade horizontal de 75 metros. A cabeceira da pista só fica visível praticamente sobre ela. Antes dela, só os auxílios visuais do ALS, um sistema de luzes que auxilia nos pousos com baixa visibilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]