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MRJ90 realiza primeiro voo no Japão (Foto: Divulgação/Mitsubishi)
MRJ90 realiza primeiro voo no Japão (Foto: Divulgação/Mitsubishi)| Foto:
MRJ90 realiza primeiro voo no Japão (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

MRJ90 realiza primeiro voo no Japão (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

O MRJ90 voou pela primeira vez nesta quarta-feira (11). O avião fabricado pela Mitsubishi Aircraft Corporation (em cooperação com a Mitsubishi Heavy Industries e Toyota Motor Corporation) decolou do aeroporto de Nagoya e permaneceu no ar por 85 minutos antes de pousar.

A aeronave, com capacidade para até 92 passageiros, tem na aviação regional seu foco. E por isso, concorre diretamente com a brasileira Embraer e seus E175 e E175-E2 (segunda geração, em fabricação).

O MRJ90 tem 223 encomendas firmes, de companhias aéreas japonesas e norte-americanas. Entre as clientes estão All Nippon Airways, Japan Airlines, SkyWest e Trans States Holdings. A expectativa da Mitsubishi é realizar a primeira entrega no segundo quadrimestre de 2017.

Mais do que um passo importante para a Mitsubishi, o voo do MRJ90 tem um aspecto simbólico para os japoneses. O último avião comercial fabricado pelo Japão, o YS-11, havia voado pela primeira vez em 30 de agosto de 1962. Ou seja, foram pouco mais de 53 anos sem uma aeronave japonesa fazendo um voo iaugural.

YS-11 voou pela Cruzeiro do Sul entre 1967 e 1977 (Foto: <a href= Clinton Groves/Wikimedia Commons)" width="300" height="202" srcset="https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-cruzeiro-do-sul-pp-ctk-300x202-35059a46.jpg 300w, https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-cruzeiro-do-sul-pp-ctk-650x437-35059a46.jpg 650w, https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-cruzeiro-do-sul-pp-ctk-230x154-35059a46.jpg 230w, https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-cruzeiro-do-sul-pp-ctk-35059a46.jpg 1024w" sizes="(max-width: 300px) 100vw, 300px" />

YS-11 voou pela Cruzeiro do Sul entre 1967 e 1977 (Foto: Clinton Groves/Wikimedia Commons)

O YS-11 era um avião totalmente diferente do MRJ90. Pudera, são mais de cinco décadas. Era um turboélice com capacidade para 60 passageiros, projetado com o objetivo de substituir os DC-3 e C-46, que começavam a ficar defasados no final dos anos 1950.

Não foi um estouro de vendas – foram fabricadas 182 unidades até 1974 -, mas prestou importante serviço ao desenvolvimento da aviação comercial em alguns países, inclusive no Brasil. O YS-11 voou com as cores da Cruzeiro do Sul e da Vasp. Foi aqui que recebeu na Vasp o apelido de Samurai.

Abaixo, um resumo dos YS-11 que voaram pela Cruzeiro do Sul e Vasp.

Cruzeiro do Sul (voou entre 1967 e 1977)
PP-CTA – devolvido após arrendamento
PP-CTB – devolvido após arrendamento
PP-CTC – devolvido após arrendamento
PP-CTD – devolvido após arrendamento
PP-CTE – exportado
PP-CTF – exportado
PP-CTG – acidentado em Congonhas
PP-CTH – exportado
PP-CTI – acidentado em Navegantes
PP-CTJ – exportado
PP-CTK – exportado
PP-CTL – exportado

A Vasp apelidou o YS-11 de Samurai (Foto: <a href=RuthAs/Wikimedia Commons)" width="300" height="209" srcset="https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-samurai-vasp-pp-smn-300x209-35059a46.jpg 300w, https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-samurai-vasp-pp-smn-650x453-35059a46.jpg 650w, https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-samurai-vasp-pp-smn-115x80-35059a46.jpg 115w, https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2015/11/ys-11-samurai-vasp-pp-smn-35059a46.jpg 1024w" sizes="(max-width: 300px) 100vw, 300px" />

A Vasp apelidou o YS-11 de Samurai (Foto: RuthAs/Wikimedia Commons)

Vasp (voou entre 1967 e 1977)
PP-SMI – acidentado em Petrópolis
PP-SMJ – acidentado no Rio de Janeiro
PP-SML – incendiado em Aragarças-GO
PP-SMM – exportado
PP-SMN – exportado
PP-SMO – exportado
PP-SMX – devolvido após arrendamento
PP-SMY – devolvido após arrendamento

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