• Carregando...
Dado Schneider dá um banho de autoestima na Campus Party Brasil
| Foto:

“Se a crise nos muda, a palestra muda (3.0)”. Apenas ler o nome da palestra de Dado Schneider, na programação da Campus Party, já é um momento espetacular e de pensar em quais métodos o condutor do assunto vai tomar. A julgar pela reação da plateia, foi bem mais do que um debate sobre tempos econômicos: Dado fez, mais uma vez, um bate-papo sincero e cheio de dicas para uma vida mais produtiva e certeira dentro do mercado de trabalho na noite desta sexta (29), na Campus Party, no Anhembi.

As surpresas, que se tornaram a especialidade do professor e especialista de comunicação, crescem a cada instante. Na primeira meia hora, ele sobe ao palco e apresenta o assunto, sem uma única palavra. Quem nunca viu Dado, até acredita que ele é mudo. Os slides vão passando, com uma trilha-sonora que encaixa com o a reflexão proposta – com faixas de Amy Winehouse a Iron Maiden.

Para pensar, Dado nos apresenta as mudanças que o mundo está enfrentando e realidades duras de aceitar, como o quanto o Brasil ainda precisa saber lidar com o famoso “jeitinho” para vencer problemas. Ao fim desta etapa, uma surpresa: Dado levanta aplausos ao abrir a boca para brincar como o público acompanhou tudo sem piscar os olhos ou mexer nos smartphones.

A seguir, tudo aquilo que precisa ser aplicado em nossas vidas ganha força. As dificuldades do mercado de trabalho vão ganhando explicações e tudo tem uma solução. O palestrante, que já o primeiro gerente de marketing do grupo RBS e criou a operadora de celulares Claro, entrega o conteúdo em dez dicas impressionantes.

No século XX, tínhamos o feudo (pessoas especialistas em uma área que não se misturam com outros) e o egocentrismo. Agora, no século XXI, precisamos eliminar este tipo de pensamento e trabalhar de forma integrada e com cooperação, pensando em soluções para o planeta.

Ao final do bate-papo, apenas uma certeza: Dado é um gênio por saber falar, tão sinceramente, do nosso mundo e como lidar com ele e suas turbulências.

 

 

Dicas para enfrentar o século XXI:

1 – Leia mais do que a média, sempre. Fuja da alienação.

2 – Se esforce mais do que a média, e sempre procure melhorar. Como bem disse Dado, é “muito melhor ser um mediano esforçado do que uma pessoa maravilhosa que guarda ideias na gaveta e não tenta.

3 – Trabalhe mais do que a média. E com gosto

4 – Respeite as pessoas. O mundo dá voltas, e irá responder mais tarde por atitudes impensadas e egos inflados.

5 – Aja coletivamente. Ego é para a hora do espelho. Com mais pessoas, em grupo, soluções e alternativas são mais facilmente encontradas – para tudo na vida.

6 – Seja verdadeiro, simpático e sociável. Se fechar não é uma opção neste mundo.

7 – Sonhe acordado. Sonhe sozinho e sonhe em grupo. Sonhe!

8 –Seja um realizador, um fazedor. E bote a mão na mão. Não deixe que tudo caia do céu por nada – corra atrás!

9 –Tente viver um pouco à frente do seu tempo. Não pense demais no futuro, mas antecipe atitudes e modos de vida. Não espere as surpresas e o mundo te surpreender.

10 – Não siga à risca todas as dicas anteriores. Não siga “gurus”, não idolatre ninguém. Nunca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]