• Carregando...
Sessão descarrego: Fanpage faz sucesso com textos densos sobre relacionamentos
| Foto:

O término de um namoro, uma paixão antiga no seu calcanhar ou o estresse com a vida corrida são alguns dos assuntos que os administradores da fanpage Textos Cruéis Demais para serem lidos rapidamente (TCD) já estão acostumados. Com quase 300 mil seguidores no Facebook, a proposta da página é compartilhar textos que precisam de calma para serem absorvidos.

Para contar um pouco dessa rotina, o Bad, Bad Server conversou com Yasmin Vieira, 24, uma das administradoras da iniciativa. No ar desde abril, a garota conta que a proposta surgiu em uma conversa de amigos. “Conversávamos sobre amenidades dos nossos dias, pessoas e a falta de interesse delas em ler textos densos, além da velocidade com que as informações nos atingiam sem filtros, então trouxemos uma contraproposta”, explica, em entrevista por e-mail.

Alimentar os dramas na feed dos leitores é um dos principais desafios da página, mas que já ganhou outras proporções: a TCD conta com um grupo privado, em que usuários podem publicar seus textos e passam por filtro dela e de outros 3 administradores até chegar na fanpage principal. “Conciliar nossos horários é a maior dificuldade. Cada um tem a sua vida [dois são de São Paulo e outros são de Goiás, Rio de Janeiro e até Bahia] e às vezes fica difícil. Escrevemos nesses intervalos, no ônibus, de madrugada, na pausa entre os estudos.”

E divulgar textos tão pesados e (algumas vezes) depressivos? Como lidar? “É claro que ela não vai cativar a todos. Opiniões quando não são preconceituosas ou munidas de ódio serão ouvidas e relação é troca. Nosso projeto tem o intuito de se relacionar com você tão intimamente a ponto de te fazer acreditar que estamos lendo seus pensamentos e queremos mesmo lê-los”, confidencia Yasmin.

 Influências e desdobramentos

Apostando em posts orgânicos, a TCD se orgulha de não ter dado um centavo sequer para ver o crescimento da página: a aposta é nos seguidores, que marcam amigos nos textos, que tocam o fundo da alma, e também na fórmula de que é preciso pensar nos outros, e não em você mesmo. “Tem um texto lá na page com um trechinho assim ‘que a sua história salve o mundo de alguém’. Acho que é isso que sucesso significa – ser capaz de mudar a vida de outras pessoas”.

Os administradores e co-fundadores da TCD: Igor Pires, 21; Yasmin Viera, 24; Júlia Rabêlo, 20; Giovanna Freire, 21 (da esquerda pra direita)

Os administradores e co-fundadores da TCD:
Igor Pires, 21; Yasmin Viera, 24; Júlia Rabêlo, 20; Giovanna Freire, 21 (da esquerda pra direita)

“A inspiração [dos posts] é a rotina e como somos devorados por ela de um jeito tão fugaz”. Além de contar com a ajuda dos usuários, o grupo usa outras páginas, como Berlin ArtParasites e Art-scape, que carregam muito da forma como veem a arte-manifesto sendo mais um braço para que a a humanidade seja reafirmada e celebrada.

Quanto ao futuro, as ideias são várias, desde site a parcerias. Recentemente, já levaram a TCD a um projeto de lambe-lambes. “Queremos TCD pra ler, ver, ouvir, SER! Queremos entrar na vida das pessoas e ficar, ocupar um espaço, uma lembrança. O TCD é sobre a calma, sobre sentir e resistir”.

Pelo visto, estão indo no caminho certo.

Equipe de apoio da TCD: Gabriela Barreira, 21; Arthur Andrade, 19; Thamyres Lima, 20; Maria Luiza Moreira, 20.

Equipe de apoio da TCD: Gabriela Barreira, 21; Arthur Andrade, 19; Thamyres Lima, 20; Maria Luiza Moreira, 20.

Agradecimento especial: Yasmin frisou a importância de Jessica Ferreira, uma das co-fundadora da TCD, e pediu uma menção especial. Infelizmente, a jovem abandonou o grupo por ter que se dedicar a faculdade. “Quero mostrar pra ela e firmar o quanto ela é importante na nossa história”. Dito e feito!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]