• Carregando...
Instituto da Cerveja lança curso de serviço e divulga agenda
| Foto:

servico-cervejaO Instituto da Cerveja Brasil, uma das mais conceituadas organizações de ensino de cerveja do país, divulgou sua agenda para o começo do 2º semestre de 2014. Entre os destaques, o Curso de Serviço de Cerveja, voltado para quem atua na linha de frente do mercado, em bares, lojas e restaurantes. Sem dúvida, é uma das mais importantes áreas do segmento, mas também uma das mais carentes de conhecimento especializado. As aulas vão de 28 de julho à 18 de agosto, sempre às segundas-feiras, das 14 às 17 horas, na sede do Instituto da Cerveja Brasil (Av. das Carinás, 417), em Moema, São Paulo.

São ao todo 12 horas de aulas que não têm pré-requisitos. O curso vai oferecer conhecimentos básicos de estilos de cerveja, comunicação verbal e não-verbal, técnicas de serviço de alimentos e bebidas em geral, serviço de cervejas conforme o estilo, qualidade de atendimento, além de cuidados diversos com a bebida. Também serão abordados temas como higiene e organização, mis-en-place, marketing e vendas, glassware, armazenagem, montagem e higienização de sistemas de chope. O curso também vai contar com dinâmicas práticas, apostila e material de apoio.

Um dos fatos mais interessantes é que o programa foi elaborado em parceria com donos de bares e restaurantes brasileiros especializados em cerveja, que expuseram suas maiores necessidades e expectativas em um grupo de discussão organizado pelo Instituto da Cerveja. Assim, o curso visa atender às necessidades reais do mercado.

Além da sommelière de cervejas Kathia Zanatta e o mestre cervejeiro Alfredo Ferreira, professores e sócios do Instituto da Cerveja Brasil, a equipe de que estará ministrando as aulas terá também o reforço do gastrônomo especializado em cervejas Edu Passarelli, proprietário do Aconchego Carioca em São Paulo, e do chef de cozinha, sommelier e mestre em estilos de cerveja Fernando Carvalho.

Mais informações e inscrições no site do Instituto da Cerveja.

Agenda do Instituto da Cerveja

introducao-univeso-cerveja

Em setembro, do dia 4 a 25, sempre às quintas-feiras, das 20 às 23 horas, será realizada a segunda turma do curso de Introdução ao Universo da Cerveja. Nesse curso, do qual eu, Luís Celso Jr., tenho orgulho de ser um dos professores ao lado dos mestre Kathia e Alfredo, a ideia é proporcionar o conhecimento básico geral sobre o mundo das cervejas especiais de forma ampla para amantes da bebida que não necessariamente querem se profissionalizar. O conteúdo passa pela história da cerveja, processo produtivo, escolas, famílias e estilos, além de harmonização. As inscrições podem também ser realizadas nesse link.

Já para o público avançado, três cursos fantásticos estão com inscrições abertas no Instituto da Cerveja. O primeiro é o Workshop Avançado de Lúpulo, ministrado pela especialista Drª. Elizabeth Wiesen do grupo Barth Haas – um das maiores empresas especializadas em lúpulos do mundo. Um verdadeiro mergulho no universo dessa planta tão admirada pelos cervejeiros e suas característica, com foco em técnica avançadas de utilização e dry-hopping. O curso começa no dia 18 de agosto. Mais informações aqui.

O segundo é o de Mestre em Estilos®. Especialização voltada para quem já é sommelier de cervejas, baseado no Brewers Association Styles Guidelines®, que tem como objetivo treinar profundamente o conhecimento nos numerosos estilos de cervejas existentes. Trata-se de uma grande imersão no universo das escolas cervejeiras, passando detalhadamente pelos países que as compõe, destrinchando história, dezenas de estilos e sub-estilos, com diversas degustações. O início é em 8 de setembro. Veja mais.

Por fim, o curso de Análise Sensorial e Off-Flavours, focado em profissionais que desejam desenvolver habilidades avançadas de degustação de cervejas e identificação de off-flavours (defeitos sensoriais). As degustações têm o objetivo de identificação de taints e off-flavours também como a quantificação dos mesmos, através de treinamentos em diferentes concentrações. Início em 1º de setembro. Veja aqui.

Isso para não falar do já tradicional curso de formação do Profissional Sommelier de Cervejas, que visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor/assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias. O início é em 26 de julho. Confia aqui. Esse curso também está sendo oferecido em Blumenau, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]