• Carregando...
Cachorro Carente?
| Foto:
Arquivo pessoal

Quantas vezes você se pega pensando o quanto seu cachorro é mimado e quanta coisa ele faz para chamar atenção? Às vezes temos a impressão que os que vivem em casa, perto da gente, tem tendência a serem mais mimados e carentes. Mas em conversa com os veterinários descobri que não. Esse tipo de comportamento não depende da raça, tamanho do cachorro ou se fica dentro ou fora de casa. É questão de personalidade mesmo.

O meu cachorro, Caco, é um SRD – quando ganhei me disseram que era mistura de yorkshire com lhasa. Ele tem quase cinco anos, mas nos últimos tempos ficou impossível. Não posso deixar uma peça de roupa ou qualquer outro objeto na cama ou no chão que ele corre deitar em cima. Já deitou em cima das coisas mais estranha que vocês possam imaginar: livro, caneta, notebook, bolsa, rosa (sim, ele deitou em cima de uma flor!),…Ele não pode me ver colocando nada na cama que corre se jogar em cima.

O coordenador do curso de Zootecnia da PUCPR e especialista em comportamento animal, Paulo Renato Parreira, explicou que é muito comum os cachorros deitarem na roupa do dono por causa do cheiro. É a forma que eles encontram de ficar mais próximos e se sentirem mais seguros. Mas já com os objetos, o negócio é para chamar atenção mesmo.

Segundo Parreira, o animal sabe que você vai mexer naquilo que deixou na cama. Por isso ele se coloca em cima para ser visto, para ter a atenção do dono mesmo que seja para levar uma bronca. Detalhe importante: meu cachorro tem todo minha atenção enquanto estou em casa. Se eu estiver lendo, uma mão segura o livro e a outra agrada ele; se estiver no computador, uma digita e a outra também agrada ele. Enquanto ando pela casa, se não está no meu colo está por perto. Agora me pergunto: Para que chamar atenção se ele já tem muita?

O Blog Animal quer saber sua história. O que seu cãozinho faz para chamar sua atenção?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]