Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Publicidade

Blog Animal

Quem faz o blog
Seções
Posts
Enviado por admin, 12/01/12 11:49:00 AM

Hospital público para animais em Curitiba

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A ideia da criação de um hospital público veterinário em Curitiba foi divulgada na última terça-feira (10), no site da Câmara Municipal da capital paranaense. O pedido de inserção da proposta no plano de obras do município foi feito ao prefeito Luciano Ducci pelo vereador Jair Cézar (PSDB). O objetivo é permitir que pessoas de baixa renda tenham como tratar de seus pets.

Animal não pode ter status social. Sendo todos iguais, precisam dos mesmos cuidados, o que não está ocorrendo hoje em Curitiba. Animal de pessoas menos favorecidas está vivendo sem cuidados médicos e muitas de suas doenças estão atingindo as crianças que convivem com eles, havendo, portanto, várias razões para nossa preocupação”, afirma Jair Cézar.

O repórter da Gazeta do Povo Rogério Galindo, no Blog Caixa Zero, levanta uma questão polêmica: “Vale a pena destinar parte do dinheiro tão escasso [da saúde pública] para animais? O próprio vereador admite que a proposta ‘pode parecer absurda’, segundo o site da Câmara”.

Você acredita que os animais também têm direito a receber atendimento público de saúde? Conte para nós!

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      beatris dos santos matos | 14/10/2013 | 18:32

      a minha gata esta doente e não tem como pagar veterinario alguem pode me ajudar ela esta com uma bola na barriga não sei oque é mas aquilo esta abrindo quero saber o endereço ou telefone.obrigado

      Elisabete | 10/10/2013 | 13:48

      gostaria de saber o tel da clinica e como marcar uma consulta pra meu cachorro!?

      elizete da silva bandeira arruda | 16/09/2013 | 22:26

      tenho uma pinter que achei na rua perdida ja procurei os dono e naõ achei, fas um ano mas agora apareceu uma erne na pata de tras e tta crescendo naõ tenho condiçoes de pagar a cirugia se tiver q fazer levar minha cachorrinha para um veterinario no hospital publico d curitiba eu naõ sei onde fica por favor me mande o end

      odete machado | 31/08/2013 | 08:24

      estou precisando muito de ajuda para o meu cão ele grita muito par fazer coco, nao sei onde leva-lo pois estou sem condiçoes de pagar, onde consigo esse atendimento. obrigado

      luciana | 10/08/2013 | 13:27

      eu aprovo porque os animaizinhos também tem direito de pelo menos tentar ser salvos ja que nem todas as pessoas podem pagar .

      claudia | 10/08/2013 | 00:07

      Eu acho que Curitiba , precisa muito de um hospital público ,mas devemos cuidar dos cãezinhos de rua.Lembro-me que qdo. era pequena ,todo ano alguém vacinava meu cachorro.Pq não fazem isto com os animais abandonados?Porque não castrá-los.Já que tem microchipagem, deveriam castra-los e cadastrá-los.e os abrigos para cães.aode estão? è uma vergonha a nossa cidade não ter abrigos para os cães.Pq não pedem ajuda,pq não fazem propagandas incentivando adoção?Vamos ajudar nossos bichinhos ,eles merecem.

      Denilson Motta | 06/08/2013 | 21:05

      gotaria de saber telefone para mais informaçoes

      Denilson Motta | 06/08/2013 | 20:53

      gostaria de saber inderesso ou telefone o cachorro do meu pai esta com uma bola na orelha gostaria de fazer um consulta para ver oque que pode ser feirto.

      andressa da trindade | 04/08/2013 | 21:32

      oieh preciso internar meu cachorro q esta muito mal queria em um lugar gratuito vcs fazem esse tipo de internação jah tentei de tdo para melhorar mas naum consigo ajud-lo

      kayllane | 11/07/2013 | 20:45

      eu acho isso uma otima ideia.... Por que muitos animais de extimação ,em casa passa doenças as crinças porque não tem dinheiro para pagar um veterinario pois afinal é 80 reais um veterinario.. ta certo tem que fazer logo esse hospital..

      mabely | 11/07/2013 | 20:41

      eu acho que os animais tambem tem o direito de ter hospital so para eles afinal os animais tambem sao seres humanos

      Juliane | 19/01/2012 | 13:42

      Se todos nós fizermos a nossa parte, quem sabe as filas na saúde pública diminuam e quem sabe é assim mesmo, enxergando o problema e colocando uma solução, mesmo que de longo prazo, em prática que o problema da saúde pública seja ao menos amenizado. Juliane Zagonel

      Juliane | 19/01/2012 | 13:41

      Afinal de contas, assumimos uma responsabilidade quando adquirimos um animal doméstico, (comprado ou adotado) e é de nossa responsabilidade os cuidados necessários que envolvem manter esse animal de estimação e é de responsabilidade do governo a saúde pública e a prevenção de zoonoses. Insisto: prevenir é melhor (e mais barato) do que remediar.

      Juliane | 19/01/2012 | 13:41

      Aí, vacinas, vermífugos e serviços como desverminação e castração estariam ao alcance de todos aqueles que não podem pagar por isso. Não esquecendo de cuidar da nossa produção de lixo diária, não deixando sacos de lixo no chão e nem deixando a comida dos nossos animais no chão da noite para o dia porque isso é um atraente para ratos, baratas e formigas. Prevenção é sempre o melhor remédio.

      Juliane | 19/01/2012 | 13:40

      São todas essas doenças transmitidas por animais domésticos que tem contato com urina ou fezes de rato e se tornam hospedeiros intermediários de larvas e vermes que são transmitidos ao seres humanos através da urina, das fezes, dos pêlos, das patas contaminadas e da saliva de seus cães e gatos. Isso tudo pode ser evitado, se todos, inclusive os animais, tiverem acesso à saúde pública.

      Juliane | 19/01/2012 | 13:22

      São todas essas doenças transmitidas por animais domésticos que tem contato com urina ou fezes de rato e se tornam hospedeiros intermediários de larvas e vermes que são transmitidos ao seres humanos através da urina, das fezes, dos pêlos, das patas contaminadas e da saliva de seus cães e gatos.

      Juliane | 19/01/2012 | 13:19

      Aí o que acontece? Vamos lá pro SUS, encarar horas e horas de filas quilométricas e inacabáveis, descobrir que o diagnóstico da doença dos nossos filhos ou de nós mesmos, tem tudo a ver com animais de estimação. Ser diagnosticado com doenças como raiva, ou alguns tipos de doenças de pele, ou leptospirose, ou toxoplasmose ou até mesmo criptococose.

      Juliane | 19/01/2012 | 13:14

      Ratos, cachorros de rua e gatos de rua convivem no mesmo ambiente... Gatos de rua caçam ratos, aí o seu gato volta pra sua casa, anda nas suas coisas, brincam com seus filhos e a mesma coisa os cachorros. Cachorros comem o que vêem pela frente, quando estão na rua. Muitas vezes o que eles comem tem dejetos de ratos e aí acontece a mesma coisa: Ele volta para casa e espalha doença entre a sua família.

      Juliane | 19/01/2012 | 13:14

      Ratos se proliferam de uma maneira absurdamente rápida e são um dos maiores transmissores de doenças que tem por aí. Para diminuir esse problema a gente tem que cuidar do que faz em casa mesmo, diminuir a quantidade de lixo que produzimos e tentar separar ao máximo tudo o que for reciclável para deixar o nosso lixo mais “limpo” mesmo. E é tudo uma bola de neve, quanto mais sujeira, mais ratos, quanto mais ratos, mais doenças. E o que o meu gato ou meu cachorro tem a ver com isso? Tudo!

      Juliane | 19/01/2012 | 13:13

      A raiz dos problemas na saúde pública é o desvio de verba e gastos indevidos ou exagerados em coisas que podem ser adiadas. A raiz do problema nas doenças que vemos comumente por aí, é sermos donos responsáveis pelos nossos animais e não só pelos nossos animais, mas pela sujeira que a gente produz. A quantidade de ratos em Curitiba é de uma proporção de 9 ratos para cada habitante...

      Juliane | 19/01/2012 | 13:13

      A maioria dos animais que vemos nas ruas, está lá porque o seu dono não tem dinheiro para levá-lo ao veterinário, não tem dinheiro para manter um tratamento que seja necessário, não tem dinheiro para a castração, que em minha opinião é a melhor forma de se amenizar o número de animais nas ruas, e assim por diante. Doenças são melhores prevenidas do que remediadas e para prevenir é preciso agir na raiz do problema.

      Juliane | 19/01/2012 | 13:12

      Essas pessoas carentes, que quando adoecem, buscam pelo SUS são as mesmas pessoas que tem lá os seus animais de estimação, mas não podem dar a devida atenção e o devido cuidado a eles porque saúde animal é extremamente caro. Realmente não faz sentido eles gastarem dinheiro com a saúde dos seus animais de estimação sendo que precisam desse dinheiro para colocar comida em casa.

      Juliane | 19/01/2012 | 12:27

      Aí o que acontece é que esses animais nas ruas, transmitem doenças para o ser humano, principalmente para as crianças e para as pessoas carentes que vivem em situação de risco por falta de saneamento e por morarem perto de rios e em favelas.

      Juliane | 19/01/2012 | 12:21

      "Vale a pena destinar parte do dinheiro tão escasso [da saúde pública] para animais?" Respondo: Vale sim. Eu sou extremamente a favor de saúde pública para animais porque não é uma questão de "se eles tem direito a saúde pública ou não" (óbvio que eles tem, sou defensora de animais e aspirante a veterinária, por isso defendo os direitos deles com unhas e dentes) mas a questão aqui é que o índice de animais abandonados e que se criam sozinhos nas ruas, é muito grande.

      Sirley Silva | 16/01/2012 | 17:35

      Esse projeto bem que poderia ser estendido a região metropolitana...

      fabio | 16/01/2012 | 16:11

      Sabemos que é raro mas vamos dar mão a palmatoria, em volta de tantos interesses e tramoias, temos um politico sensato e propos algo importante para a comunidade. Parabens vereador continue nessa luta! Se Ctba foi conhecida como "Capital Ecologica" anos atras (estou falando do passado e nao do presente aonde regredimos muito) essa proposta é condizente com a fama da cidade. Porque nao podemos inovar? Dinheiro publico nao falta. Facilitaria muito a vida das ONGs!

      PATRICK BATISTA | 15/01/2012 | 13:13

      A questão da saúde pública também tem relação direta com a saúde animal. Existem várias doenças como raiva, leptospirose, salmonelose,leishimaniose entre outras que são doenças que podem ser transmitidas as pessoas. A idéia do vereador é ótima, pois as pessoas de baixa rende também tem direito de ter um atendimento adequado e especializado a seus animais.

      Fernanda | 15/01/2012 | 09:21

      As pessoas esquecem que animais doentes são nocivos também ao ser humano, por causa das zoonoses (que são doenças de animais transmissíveis ao homem). E já está comprovado que sacrificar animais em massa não resolve esse problema. E o nosso dinheiro não é escasso, aliás, nem um pouco. Na verdade, sabemos a verdadeira razão pela qual pouco dinheiro é investido na saúde.

      TANIA MARIA | 14/01/2012 | 22:55

      CONCORDO PLENAMENTE COM ESSE HOSPITAL.TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA PELOS ANIMAIS TAMBEM, E SE A SAÚDE PÚBLICA PARA OS HUMANOS ESTÁ UMA VERGONHA,É PORQUE ESSES POLITICOS SÓ PENSAM EM ROUBAR PARA O BOLSO DELES.APOIO ESSE PROJETO !!!

      SILMARA MIELKE | 14/01/2012 | 22:16

      Apóio esse projeto, mas certamente deverá ser destinado à pessoas realmente carente e especialmente às protetoras(os)independentes e ongs..parabéns ao vereador...

      raquel pereira fraxino | 14/01/2012 | 22:09

      Eu apoio totalmente. Os animais têm direito ao atendimento de saúde assim como todo ser vivo do planeta!! Mtas famílias carentes têm seus pets e mtas vezes os veem morrer por não terem condições de bancar um tratamento. Isso é mto triste para todos...

      Kely | 14/01/2012 | 21:16

      Com certeza há esta necessidade sim!! é questão de saúde pública! Animais morrem e transmitem doenças justamente porque precisariam somente de umt ratamento correto o que hoje em dia é caro, então muitas pessoas os abandonam á própria sorte ou os matam.Qt aos humanos o tratamento continuará sendo o mesmo não importa se há atendimento veterinário ou não, tudo continuará da mesma forma, ou seja, precário, então devemos sim ter atendimento aos animais tb.

      Anne | 14/01/2012 | 19:11

      Apoio com toda a certeza!

      Larissa Priscila Lessi Bergamini | 14/01/2012 | 13:30

      Hospitais e postos de saúde existem pra seres humanos - se funcionam são outros quinhentos... - já passou da hora de ter para os animais que estão por ai a sofrer pelas ruas de Ctba ou no fdo de quintais sem atenção por falta de dinheiro dos donos. Se o povo é contra pq acha que vai piorar mais ainda o sistema de saúde deles, pq não vejo esse mesmo povo fazendo manifestações por seus direitos?? Reclamar é muito fácil mais fazer alguma coisa pra exigir de seus politicos...

      elisangela rodrigues | 14/01/2012 | 13:13

      Logico que sim, e é obrigação do governo cuidar dos animais que estão por aí abandonados e não pessoas ou ongs que já estão sob carregadas... `E importante apoiar essa ideia.... e para aquelas pessoas que vão criticar, pelo menos esse dinheiro vai ser bem usado!! já se jogou dinheiro publico fora como água na cara do povo!! Ajudar os animais é preciso e educação social também!

      Paola | 14/01/2012 | 11:51

      Pensar que se tal recurso não for destinado aos animais a saúde pública na cidade vai melhorar é inocência. Os recursos existem e sempre existiram, o que é mal feita é a alocação deles. Uma coisa não exclui outra! A vida humana é prioridade sim, mas todas devem ser respeitadas e preservadas.

      vera lucia | 14/01/2012 | 09:58

      IDÉIA INTELIGENTE, POIS CUIDANDO DOS ANIMAIS ESTAREMOS CUIDANDO DAS PESSOAS TAMBÉM,NÃO TEM COMO SEPARAR,SERÁ QUE ESTAMOS VENDO UMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL? QUERO E ACREDITO QUE AINDA EXISTE VIDA INTELIGENTE ENTRE NÓS!!!

      Leyla | 14/01/2012 | 01:10

      Espero que seja aprovado. Aliás ja tem projeto pronto , ja devia estar funcionando a muito tempo .

      Mariana | 14/01/2012 | 00:35

      Com certeza os animais merecem receber atenção na saúde. A saúde dos animais é uma questão de saúde pública também, além do risco de transmitirem doenças eles precisam de cuidados assim como as pessoas, pois ficam doentes e sentem dor da mesma forma!

      sandra mara de oliveira | 13/01/2012 | 22:40

      Tem todo direito sim. Porque não existe vida menor ou maior,inferior ou superior. A vida é o valor absoluto. Portanto a vida de um ANIMAL também é muito importante.

      Lúcia | 13/01/2012 | 14:47

      Eu apóio essa lei, com certeza, como apoiaria também um movimento para que os governos se propusessem a melhorar o atendimento nos postos de saúde e nos planos de saúde.

      Mariana Hoffmann | 13/01/2012 | 14:10

      A ideia eh excelente e os animais merecem ser tratados com respeito. A proposta nao quer desdenhar dos hospitais para humanos nem tirar deles os recursos, mas ser uma justa alternativa para os animais que necessitam, e sao muitos. Isso nao quer dizer que nao tenhamos que exigir melhores condicoes para hospitais que ja existem. O servico de saude deve ser bom para humanos e nao-humanos.

      Isabelle | 13/01/2012 | 09:17

      Se Luciano Ducci criar o Hospital Publico Veterinário, terá o meu voto. Já passou da hora de ser criado um hospital que atenda pessoas de baixa renda que preocupam-se com seus companheiros de quatro patas. O mais próximo que temos hoje é o HV da UFPR, que cobra preços reduzidos na maioria dos procedimentos. Para aqueles que não concordam, são pessoas que ainda não conseguiram olhar além de seu umbigo e perceber que TODA forma de vida merece o devido respeito e cuidado.

      LCBORDIN | 12/01/2012 | 22:21

      ...realmente é polemico falar de crianças ou adultos a serem assistidas, nesses POSTOS DE SAUDE. A pergunta deveria ser assim, para que servem POSTOS de SAUDE..., se nem pronto atendimento fazem. Mas eu queria mesmo saber, é o que FAZER com ANIMAIS Silvestres acidentados,que com essa AVALANCHE DE PREDIOS, estão saindo de seus refugios, atropelados, ou abatidos pelos proprios construtores, como tenho Visto, aqui pelas Bandas do CAMPO COMPRIDO, ou a minha casa mesmo vive cheia de BEN TE VIS,sabias

      MARIA DA LUZ DE OLIVEIRA | 12/01/2012 | 18:18

      Concordo com a proposta.Temos que priorizar a vida como um todo no planeta, não somente a humana.

      Diego Freitas | 12/01/2012 | 16:46

      Com certeza, sem sombra de duvidas!

      Ana Paula | 12/01/2012 | 16:32

      Aprovo incontestavelmente, pois os bichinhos também precisam de assistência. ASsim, com certeza, muitos poderão fazer tratamentos gratuitos e até a castração que é muito importante hoje em dia, pois quantos cachorros e gatos estão vivendo na rua hoje. Espero que o prefeito e outras pessoas aprovem o mais rápido possível.

      marilia cruz | 12/01/2012 | 15:32

      Eu vejo com bons olhos a iniciativa do vereador. Muitas pessoas de baixa renda querem e não tem como tratar de seus animais de estimação. Para aqueles que estão preocupados com o dinheiro público, devem atentar para o fato de que se trata de saúde pública. Animais doentes em casa ou nas ruas podem vir a causar doenças nos humanos.

      Leandro | 12/01/2012 | 15:30

      Acho que tem que ser aprovado sim.

      Erci Elizete Maia | 12/01/2012 | 15:23

      Boa tarde. Neste País em que os valores são invertidos, esse seria só mais uma inversão, provavelmente nem interferisse na situação da saúde pública para nós humanos e quem sabe daria certo para os bichinhos. A prova da inversão de valores é essa palhaçada dos silicones, ora se a pessoa teve dinheiro para implantar, agora que arrume dinheiro para remover, porque muitas mulheres que ficaram mutiladas, por problemas cancer, ainda devem estar na fila para implantar prótese.

      Leticia | 12/01/2012 | 15:08

      Estou torcendo para que seja aprovado... Os bichinhos também merecem nossa atenção.... Muitos animais vão ser beneficiados e muitos especialistas serão empregados. ah , não esquecendo que isso também é questão de saúde pública pois os animais doentinhos também transmitem doenças aos seres humanos. Vamos pensar e analisar melhor a proposta antes de sair julgando....

      Juçara Bastos Moretti | 12/01/2012 | 15:03

      acho que ja´passou da hora ,mas deveria ser publico ,e os profissionais que la trabalhassem fossem estudantes de veterinária, e animais que sofrem maus tratos sejam atendidos e que esses [donos ] pagariam pelos custos do atendimento. outra lei que deve ser implantada é que os ptes que quiserem vender filhotes tem que ter 60/por cento de animais abandonados em conjunto com as ongues tem que ser estilo SPCA dos estados unidos

      Luís Fernando Frenzel Ottmann | 12/01/2012 | 14:51

      Parabéns pela iniciativa vereador de Curitiba(PSDB) Com esse projeto de Lei, honrou os votos que lhe destinamos em Ponta Grossa e , agora em Curitiba. Quem gosta de criancinhas pobres e doentes de eleitores bobos é . . ."farofa" de galinha caipira!

      AMELIA CRISTINA DE OLIVEIRA | 12/01/2012 | 14:50

      PODE SIM TER UM POSTO D SAUDE P ANIMAIS... CONCORDO PLENAMENTE, EXISTE MUITOS CACHORRINHOS NA RUA... COM SARNA... FERIDAS... MACHUCADOS... DA MUITA DÓ... ELES SENTEM DOR COMO NÓS HUMANOS... A SAÚDE PUBLICA TEM CONDIÇÕES DE MELHORAR NO TRATAMENTO DOS HUMANOS E DOS ANIMAIS... POIS NOSSO DINHEIRO É DESVIADO DEMAIS PELOS GOVERNANTES.

      Sandra | 12/01/2012 | 14:36

      Acho que a saúde do ser humano é prioridade, mas os animais domésticos e silvestres também têm direito de serem protegidos pelo poder público. Sou a favor sim. Acho que se pensarmos só nas pessoas os animais serão esquecidos! Com o tanto de impostos que se paga no Brasil acho que daria para atender as pessoas e os animais com dignidade! Uma sociedade justa trata bem os humanos e o resto da natureza!

      marlene moreira | 12/01/2012 | 14:24

      sim acho uma otima ideia

      Ricardo | 12/01/2012 | 14:11

      Do jeito que é necessário investimento em saúde, segurança e educação para nós humanos, que está faltando em quantidade e qualidade, vejo um projeto desses como desnecessário, neste momento, e totalmente fora da realidade... Falta de foco para os problemas realmente sérios que a população sofre...

      Helena | 12/01/2012 | 14:11

      Deve ter o hospital veterinário sim, dinheito tem de sobra, se a corrupção e a má gestão de recursos públicos, ainda tem que HAVER UM PROGRAMA DE CASTRAÇÃO EM MASSA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS!!!! CADÊ O CASTRAMÓVEL TÃO PROMETIDO?

      Fabricio | 12/01/2012 | 14:03

      Isso só pode ser piada. Não é possível um negócio desses. A saúde pública no Brasil é precária, vergonhosa, para não dizer outra coisa. E então aparece um vereador, que deve ter um belo plano de saúde privado, e sugere a criação de um hospital público para animais. Enquanto houver um ser humano sem o devido atendimento público de saúde, é uma vergonha criar uma coisa como essa.

      Gabriel | 12/01/2012 | 14:02

      Com o tratamento horrível que o prefeito Ducci dá para os funcionário públicos concursados seria impossível. O que eles podem tentar é fazer um hospital veterinário, terceirizar pra algum parceiro de partido cobrar um monte do estado e embolsar o dinheiro. Sempre usando a bravata de que estariam ajudando os animais.

      bethb | 12/01/2012 | 14:00

      Aprovo totalmente, até porque, tantos deles abandonados até tenham melhor sorte. Pessoas tem prioridade, mas os animais também são importantes e indefesos.

      Francelio | 12/01/2012 | 13:57

      Inquestionavelmente sim, esta história de verbas escassas no setor da saúde é antiga e é sempre no setor da saúde. Porém vários outros setores públicos esbanjam dinheiro desregradamente muitas vezes alimentando a vil corrupção, um pouco disso deve sim ir para uma clinica veterinária pública pois assim muitas pessoas deiaram de abandonar seu animas doentes por falta de dinheiro para pagar veterinário.E esta verba não chega aos pés do que se gasta para o tratamento dos ratos da camara municipal!

      maria | 12/01/2012 | 13:32

      Tomara mesmo que seja aprovado e que saia do papel. Já passou da hora.

      rodrigo | 12/01/2012 | 13:31

      Meu sobrino machucou a mão ano passado e esperou horas no posto para ser atendido, junto com criança de 2 a 3 anos que havia sofrido fratura e estava ha mais de 2 horas aguardando atendimento. Se essa situação do atendimento publico em Curitiba melhorar na realidade e não na propaganda, dai da para se pensar num projeto desses.

      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade