• Carregando...
Marcha pela Vida leva milhares às ruas de Paris
| Foto:

 

(Fotos: Marche Pour la Vie/Divulgação)

(Fotos: Marche Pour la Vie/Divulgação)

Impulsionados pelos recentes avanços na Espanha, os franceses foram às ruas de Paris no último domingo (19/01) para uma Marcha pela Vida histórica. O estopim da marcha foi a proximidade da votação de um projeto de lei que pode ampliar ainda mais o número de abortos no país.

O foco do impasse na França está no que é chamado de “conceito de angústia”, um elemento da legislação local que ajuda a restringir a banalização do aborto, impedindo, por exemplo, que a eliminação de bebês não nascidos seja adotado como mera alternativa a métodos anticoncepcionais para se livrar da gravidez. O projeto em debate pretende eliminar esse conceito.

1604950_537760989664408_49382950_nEm entrevista ao jornal La Croix, o presidente da Fundação Jéróme Lejeune, Jean-Marie Le Méné, alertou que a medida pode expandir o extermínio de nascituros portadores de deficiência. “A mudança abre a porta aos abortos eugenésicos, a escolha de filhos a la carte. Já está em 97% o número de bebês portadores da Trisomía 21 que são executados”. A Fundação Jéróme Lejeune é especializada na pesquisa da Síndrome de Down.

Apoios

A marcha contou com apoios importantes. O papa Francisco, por meio do núncio apostólico da França, monsenhor Luigi Ventura, convidou os participantes do evento a “manter viva sua atenção por um tema tão importante”, informou o jornal Le Figaro. Quem também marcou presença foi Norma McCorvey, mais conhecida como Jane Roe, protagonista do caso jurídico que liberou o aborto nos Estados Unidos. Como o Blog da Vida já contou, Jane se arrependeu publicamente de sua atuação no processo, admitiu ter mentido e hoje é ativista pró-vida.

1554441_537760706331103_1785424004_nNúmeros

Os números da marcha são bastante contrastantes dependendo da fonte. Nas agências internacionais, os organizadores falam em 40 mil e a polícia estima em 16 mil. Mesmo o palpite mais pessimista é um recorde para a realidade francesa, onde ainda não há uma tradição pró-vida tão sólida quanto a firmada pelos espanhóis. Os ibéricos aliás, compareceram em peso. As fotos mostram que a bandeira da Espanha foi uma constante entre os participantes. Sites pró-vida também citam a participação de manifestantes vindos da Holanda, Polônia, Itália, Irlanda, Portugal e Alemanha.

*****

Curta a página do Blog da Vida no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]