• Carregando...
Dúvidas de português? 3218-2425
| Foto:

Esse é o numero do Telegramática, serviço de tira-dúvidas da Secretaria Municipal de Educação que está completando 25 anos em 2010.

Jonathan Campos / Gazeta do Povo
A consultora Sirlei Cavalli tira dúvidas de português pelo telefone.

No oitavo andar do prédio número 398, na Rua Doutor Faivre (os consultores aceitam visitas, desde que não atrapalhem o serviço!), sete professores de português tiraram no ano passado mais de 65 mil dúvidas de 32.558 pessoas preocupadas em escrever melhor e de forma correta.

O número é invejável e reflete, de acordo com os consultores, uma tendência: mesmo com a Internet e os dicionários online, quem liga quer ser auxiliado por pessoas reais, que expliquem não apenas que “voo” não tem mais acento circunflexo, mas o porquê da mudança. “Elas querem não apenas escrever melhor, mas fazer uma reflexão sobre o que se escreve”, afirma a coordenadora do Telegramática, Beatriz de Castro Cruz.

Na matéria Com crase ou sem crase? você confere episódios vividos pelos sabidos em Gramática, além da história de como surgiu o serviço, contada por seu fundador, professor Luiz Gonzaga Paul.

Em tempo: As palavras paroxítonas terminadas em dois “oo” perderam o acento circunflexo. “Voo” é uma delas.

E você? Já utilizou o serviço? Quais as áreas em que você tem mais dúvidas na hora de escrever?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]