• Carregando...
Gazeta no Canadá: Um passeio e um grande susto em Toronto
| Foto:
Divulgação
CN Tower, o mais importante e imponente edifício de Toronto, no Canadá

Compras, arquitetura e a civilidade chocada por fortes emoções. A tranquila e fria Toronto (o início do verão só deu um susto no termômetro, mas a coluna de mercúrio desceu nos últimos dias) oferece diferentes experiências ao turista. A cidade é um caldeirão de nacionalidades.

Há pelo menos 120 registros diferentes por aqui. O resultado é uma mistura saborosa de sotaques em inglês e francês, sem falar na diversidade de cardápios e culturas que circulam nas ruas bem pavimentadas e cheias de grandes e imponentes edifícios, sendo o CN Tower o mais importante deles, com 342 metros de altura. Quem prefere andar no PATH, um circuito de mais de 30 quilômetros de galerias subterrâneas consegue observar o mundo em longos corredores e ainda escapar do frio, do vento e da chuva.

O verão canadense permite boas caminhadas pela cidade, e ainda uma aventura de bicicleta, que pode ser locada em diversos pontos da cidade por US$ 5 a diária. Com terreno plano e trânsito mais civilizado, o passeio precisa incluir a orla do lago Ontario, o maior dos cinco lagos da cidade e área de lazer de moradores e visitantes.

Divulgação
Jogo de beisebol é paixão nacional do Canadá

O sábado de jogo de beisebol garante ruas lotadas de torcedores do Blue Jays, time local, com brasileiro no elenco. O jogo é complexo para o público brasileiro, mas aqui qualquer criança de cinco anos é capaz de comentar a partida e ajudar na narração direito ao vivo para a torcida no estádio Roger Centre. Apesar do placar dsfavorável para o Blue Jays conta o Red Sox de Boston, tudo é paz e tranquilidade na saída do jogo.

Tiroteio

Sossego que só terminou em tragédia no fim da tarde, ainda que longe do estádio e sem nenhuma ligação com o time. A praça de alimentação do Toronto Eaton Center foi invadida por um atirador.

Mark Blinch/Reuters
Policiais isolam área de Toronto onde homem matou um jovem neste sábado (2)

A morte de um homem de 25 anos e outras 7 pessoas feridas chocou os canadenses, desacostumados com episódios de violência gratuita e descontrole. Se assusta quem está acostumado com noticiário do gênero, faz estrago maior em quem não tem intimidade com situações assim. Mas falta de costume não significa despreparo. A ação da policía e dos comerciantes primou pela segurança de quem fazia compras. Em 20 minutos o prédio com mais de 300 lojas foi evacuado, ruas fechadas e cercadas para evitar mais vítimas ou feridos por causa do tumulto.

Na hora do tiroteio, eu estava dentro da Hollister quando duas adolescentes entraram correndo e os funcionários empurraram os clientes para os fundos. Tinha muita gente correndo nos corredores e eles começaram a fechar as portas das lojas. As moças que entraram contaram que tinham ouvido tiros que vinham da Praça de Alimentação, no piso inferior. Além de mim, umas 20 pessoas ficaram dentro da loja com medo.

Foi um susto muito grande, ficamos presas na loja por uns 20 minutos, mas depois conseguimos sair.

Os canadenses estão muito chocados, como se não conseguissem acreditar que aquilo estava acontecendo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]