• Carregando...
Aniversário na escola
| Foto:

Parece uma coisa boba, mas é um problemão para pais e crianças: as festas de aniversário na escola. As salas têm de dez a 25 alunos, dependendo do nível de escolaridade e, para cada festinha, um presente. Se economicamente essa já é uma questão preocupante, o que se discute são os valores que acabam sendo passados nas festas, mesmo que sem a intenção.

Reprodução/ image bank

As crianças costumam comparar os presentes e aí começam as confusões. Se o presente de um amiguinho for muito melhor do que dos outros, nos aniversários seguintes inicia-se uma competição sem fim para quem deu o melhor presente. Em uma pré-escola de Curitiba, um aluno recebeu de um colega um carrinho eletrônico de corridas e os outros presentes foram simplesmente ignorados.
E as lembrancinhas! Tem mãe relatando que compra um bom presente para o colega do filho, mas quando esse chega em casa, vem com uma “lembrancinha” de valor muito superior ao presente dado. E assim o aniversário vira um evento, nada educativo, de valores de presentes e de amizades.
As escolas costumam ter regras para realização de festas, mas abusos estão levando algumas a radicalizar. Estão proibindo presentes – em alguns casos a escola dá um presente, ou todos os alunos confeccionam, de forma simbólica, um presente para o aniversariante — ou mesmo colocando limites aos pais no valor das lembrancinhas. Outras deixam as festas para fora do portão da escola, evitando confusão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]