• Carregando...

Desde ontem algumas pessoas têm me perguntado sobre Raúl Ruidíaz, atacante peruano que o Coritiba está contratando. Confesso ter visto poucas partidas de Ruidíaz, mais pelo Universitario, na Sul-Americana do ano passado, do que pela La U, na Libertadores deste ano.

Fui pedir socorro, então, ao Gabriel Dudziak, jornalista do Sistema Globo de Rádio e colunista de futebol sul-americano na Trivela, mais importante e confiável site brasileiro de futebol internacional. Segue a análise do Gabriel, a quem agradeço imensamente pela colaboração com o Bola no Corpo.

“Apelidado de La Pulga, o baixinho Raúl Ruidíaz, 1,67 metro e 22 anos, é o típico atacante de lado de campo: habilidoso e muito rápido. Ruidíaz começou no Universitario de Deportes, maior campeão peruano, onde se destacou apesar da terrível fase da equipe em 2010 e principalmente 2011. Por suas atuações com a camisa do clube peruano, Ruidíaz foi convocado para defender a seleção do Peru na Copa América do ano passado. Apesar de ser um jogador capaz de, em tese, abrir as defesas adversárias, La Pulga atuou em apenas uma partida da campanha que levou os peruanos até as semifinais, sem muito destaque.

Depois de encerrar a temporada 2011 em boa forma, Ruidíaz se transferiu para a Universidad de Chile no início deste ano, em um contrato de seis meses apenas. Apesar de um pouco exagerada, havia de fato a expectativa de o peruano ser o substituto de Eduardo Vargas, principal jogador de La U na vitoriosa campanha da Sul-Americana do ano passado.

Ruidíaz começou sua carreira com a camisa azul marcando um gol e dando uma assistência. Aos poucos, no entanto, La Pulga foi caindo de rendimento e passou a sair do banco de reservas apenas nos 15 minutos finais dos confrontos da Universidad de Chile, na maioria das vezes sem nenhum impacto. Logo se tornou nítido que Ruidíaz não tinha nada parecido com Vargas. Apesar da velocidade e da habilidade, se tornaram comuns as inefetivas arrancadas de cabeça baixa pelo lado direito do gramado. Além disso, muitas vezes Ruidíaz se omitiu do jogo, ao ficar, seja por orientação do técnico ou por falta de confiança, grudado na linha lateral.

Por tudo isso a não renovação do contrato no fim de junho não causou surpresa. Aliás, até serviu de incentivo para La U procurar nomes melhores, capazes de dar o que o clube precisa após a perda de mais peças-chave.”

Temos, portanto, um Ruidíaz que foi bem demais no Universitario, a ponto de chegar à seleção peruana, e um que decepcionou na Universidad de Chile. Vejamos qual rendimento ele terá no Coritiba.

*****
ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES ABAIXO SÃO DE SEXTA-FEIRA

Sobre a negociação em si. Falei com o Vilson Ribeiro de Andrade há pouco. Ele disse que ainda faltam detalhes a serem acertados entre os empresários do jogador. Nada a ver com o Coritiba, coisa entre eles. Minha intuição – vocês sabem, precisa como um chute do Júnior Urso – sugere que é acerto financeiro entre os empresários. O Coritiba, porém, espera que a situação se resolva no fim de semana, no máximo até segunda-feira.

Passando dessa fase, exames médicos, assinatura de contrato, registro no BID e Ruidíaz em campo. Com ele, o Coritiba interrompe a busca por reforços urgentes (Victor Ferraz veio também nessa categoria) e volta à postura de ficar atento ao mercado, mas só contratar caso surja um negócio de ocasião.

*****

Agora, Leonardo. Até o momento em que este post é publicado, o Coritiba não recebeu nenhuma proposta oficial do Atlético-MG. Segundo Vilson, Carlinhos Sabiá ficou de trazer essa proposta. O que deve acontecer hoje, disse Carlinhos à Nadja Mauad.

“O Carlinhos e praticamente todos os empresários querem é saber de ganhar dinheiro o mais rápido possível. O Atlético Mineiro procurou ele e o jogador ou talvez ele tenha oferecido o Leonardo ao Atlético Mineiro. O Coritiba está a cavaleiro. Temos contrato com o jogador até dezembro do ano que vem e a multa é de R$ 10 milhões”, disse Vilson ao Bola no Corpo.

Minhas conclusões:
1) Carlinhos Sabiá está louco para fazer o negócio;

2) O Coritiba não vai abrir mão da multa e nem fará concessões para facilitar o negócio;

3) Se Leonardo ficar, terá de enfrentar uma cobrança forte da torcida.

*****

Fiquei devendo o desfecho da definição de onde e por quem Keirrison será operado. Naor Malaquias, empresário do jogador, disse que o comunicado será feito pelo Coritiba nos próximos dias. O Bola no Corpo mantém a informação de segunda-feira: Keirrison será operado em São Paulo por Joaquim Grava ou Moisés Cohen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]