• Carregando...

Após acordo, Morro Garcia não é mais jogador do Atlético

(Atualização das 17h33)

Santiago Morro García não é mais jogador do Atlético. O presidente rubro-negro, Mario Celso Petraglia, o Nacional de Montevidéu e a Guardian Universal Limited, que representa o jogador, assinaram na tarde desta quinta-feira o distrato da negociação celebrada em junho do passado.

Morro em princípio volta ao Nacional, mas pode ser revendido pelo clube uruguaio. O Atlético será reembolsado dos US$ 2 milhões pagos em 2011 por 50% do jogador. Serão quatro parcelas de valores diferentes, a partir de novembro deste ano.

Também ficam extintos os dois processos judiciais entre Atlético e Morro. Foram decisões alusivas a estes processos que provocaram uma guinada nas negociações entre Atlético e Nacional. Segue explicação publicada às 9h48 aqui no blog.

“O juiz José Eduardo de Mello Leitão Salmon, juiz substituto da 18ª Vara Cível de Curitiba, atendeu ao pedido de tutela antecipada do Atlético na ação que o clube move contra o jogador, pedindo a rescisão do contrato de imagem com o jogador. O Atlético deixou de pagar o contrato de imagem de Morro García em janeiro. A imagem corresponde a 80% dos vencimentos do jogador, o que, ao fim do contrato de cinco anos, daria US$ 2,8 milhões.

A juíza Ana Maria das Graças Veloso, da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba, recusou o pedido de tutela antecipada dos advogados de Morro García, que requeriam a rescisão alegando que o Atlético impedia o jogador de trabalhar, além de cobrar os valores não pagos de direito de imagem desde janeiro e uma diferença na conversão cambial de real para dólar (o salário de Morro é em dólar). Os advogados pediram a antecipação de tutela alegando que Morro tinha oferta de um clube do Uruguai, para onde a janela de transferência de atletas do exterior se encerra no dia 17, sexta-feira agora.”

*****

Abaixo, considerações que eu fiz também pela manhã. Vocês, espertos que são, vão substituir mentalmente as condicionais por afirmações. Estou na correria escrevendo matéria sobre este assunto para a edição impressa da Gazeta de amanhã.

Com a possibilidade de devolver o jogador, o Atlético sai da negociação com clubes europeus. O Kasimpasa, da Turquia, estava muito próximo de um acerto, além do suíço Grasshopper’s. Porém – e agora é dedução, não informação -, essa negociação deve continuar da parte do Nacional. Afinal, não faz sentido o clube uruguaio aceitar a volta de Morro e devolver o dinheiro recebido por ele sem ter um comprador logo em vista. Mesmo com a janela de importação no Uruguai fechando na sexta-feira, seria assumir um prejuízo difícil de explicar para a torcida. Enfim, problema para ser discutido em Montevidéu e no Pelota en el Cuerpo.

Mesmo com o devido cuidado de esperar a assinatura do acordo antes de soltar rojão, já dá para dizer que é um baita negócio devolver Morro e pegar o dinheiro de volta. Escrevi aqui várias vezes que não acreditava nessa hipótese. Caso ela se concretize, é um gol de placa da direção rubro-negra e merece todos os parabéns. Vamos conferir.

*****

Para entender valores, prazos e personagens do caso Morro, sugiro novamente ler a explicação publicada aqui no blog sobre a engenharia financeira da compra do atacante uruguaio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]