• Carregando...
Datafolha: a disputa no Paraná é para ver se haverá segundo turno
| Foto:

richa_gleisi_requiao_2712doze

Ainda não está claro se a eleição paranaense será decidia em turno único ou se será necessário um segundo turno entre o governador Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) . A cada nova rodada de pesquisas de intenção de voto, a balança parece estar pesando para um dos dois lados.

Dessa vez, a diferença entre Richa e a soma dos adversários ficou em apenas três pontos. Não é suficiente para dizer que a eleição está resolvida. Evidente que o governador continua tendo favoritismo e que, mesmo que vá para o segundo turno, continua em uma boa situação. Mas Richa não esconde que a tentativa é de vencer no primeiro turno.

Das três eleições majoritárias que venceu (duas pare prefeito de Curitiba e uma para o governo), só na primeiro precisou de dois turnos. Em 2008, na reeleição, fez os famosos 77% dos votos válidos. Em 2010, para o governo, venceu no primeiro turno contra Osmar Dias (PDT). Mas, nesse caso, só havia duas opções, sem terceiro candidato forte, e era óbvio que quem vencesse levaria o troféu logo de cara.

Em caso de segundo turno, embora os candidatos ainda continuem a negar formalmente, a tendência é de que Gleisi e Requião unam forças. Não vai ser uma eleição fácil. Mas nunca a eleição no Paraná é fácil.

Veja os números:

Beto Richa (PSDB) – 44%

Roberto Requião (PMDB) – 30%

Gleisi Hoffmann (PT) – 10%

Ogier Buchi (PRP) – 1%

Branco/nulo – 6%

Indecisos – 9%

Metodologia: Pesquisa Datafolha encomendada pela RPC-TV e pela Folha de S.Paulo. Foram ouvidas 1.256 pessoas em 46 municípios entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE foi feito com o número BR-00665-2014.

Siga o blog  no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]