• Carregando...
Após arrocho, governo Richa comemora aumento de receita acima dos outros estados
| Foto:

mauro ricardo

Na reunião com seus secretários nesta quarta-feira, o governo de Beto Richa (PSDB) contou vantagem sobre o bom desempenho fiscal do Paraná neste tumultuado 2016. O aumento da receita foi anunciado pelo secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa.

Segundo ele, o Paraná foi o único a aumentar a receita corrente líquida em 5% no ano. Outros estados e o distrito Federal tiveram aumentos pequenos, e a maior parte ou estagnou ou caiu. De acordo com o governo, isso permitirá que o Paraná comece 2016 fazendo investimentos enquanto outros estados continuarão enfrentando a crise.

Não há como brigar com os números. O que pode ser discutido, aqui, é se o modo como esse aumento de receita foi obtido compensa os prejuízos trazidos. Principalmente a perda gradativa do patrimônio de R$ 8 bilhões da Paranaprevidência, que passou a bancar o alívio de caixa ao pagar 33 mil aposentados mensalmente.

Nestes oito primeiros meses do ano, as novas regras, que permitem o uso do dinheiro da “poupança” da previdência, já tomaram cerca de R$ 1 bilhão do fundo do funcionalismo. E isso mais para frente vai cobrar seu preço, já que será preciso repor esse dinheiro ou arranjar outros modos de pagar os futuros aposentados que já estão na ativa.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]