• Carregando...
Beto Richa. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.
Beto Richa. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.| Foto:

O governador Beto Richa usou o programa gratuito do PSDB na televisão para defender sua gestão. Disse que fez um ajuste fiscal bem-sucedido e que isso permitiu avanços na educação e na saúde, além da contratação de mais policiais.

“Com coragem e planejamento fizemos o ajuste nas contas públicas. Hoje, podemos nos orgulhar dos resultados que conquistamos. Melhoramos a saúde e valorizamos a educação”, diz o texto lido pelo governador.

Enquanto Beto fala dos resultados, aparecem na tela alguns números para corroborar a informação. Quando ele fala da saúde, o letreiro informa que o governo fez a “manutenção 255 hospitais”. Quando fala de educação, diz que os professores tiveram aumento médio de 146%.

Os dois números têm curiosidades. Por um lado, o da saúde não mostra nenhum avanço realmente significativo, como a “construção” de hospitais. Manter o hospital funcionando é o mínimo que se espera de um governo.

Educação

No caso da educação, dá a impressão de que os reajustes foram dados depois do ajuste fiscal. Mas no que aconteceu, como regra, foi justamente o contrário. No começo do governo, Beto Richa realmente deu ganhos significativos para a categoria. Depois, com as contas inchadas e a economia em crise, passou inclusive a cancelar a reposição da inflação, como ocorreu neste ano.

Aliás, é preciso lembrar que reajuste e aumento são coisas bem diferentes. O programa de Beto Richa na tevê propositadamente confunde as duas coisas. Boa parte desse valor concedido é mera reposição da inflação, e não aumento.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]