• Carregando...
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.| Foto:
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Nos dois primeiros anos depois da decisão do CNJ que proibiu cartórios de se recusarem a fazer casamentos homo afetivos permitiu que 8.555 casais registrassem sua união. O balanço, com dados do  IBGE, foi divulgado nesta quarta-feira pelo próprio CNJ.

Segundo os dados oficiais, somente em 2014 foram 4.854 casamentos homoafetivos registrados no país. Os dados de 2015 ainda não estão disponíveis e devem ser anunciados pelo IBGE em novembro deste ano.

A resolução do CNJ reforçou uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que afirmou que o casamento gay é legal no Brasil. Segundo essa interpretação, negar o direito de casamento a um casal homossexual seria considerado discriminatório.

Segundo o IBGE, o número de casamentos entre duas mulheres é muito semelhante ao de uniões entre homens. Em 2014, foram 50,3% contra 49,7% dos casos.

O número de uniões gays, no entanto, ainda é muito pequeno na comparação com o de casamentos heterossexuais – mais de um milhão por ano, segundo as estatísticas oficiais. Ou seja, representam cerca de 0,4% do total.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]