• Carregando...
Toni Reis, diretor do Grupo Dignidade.
Toni Reis, diretor do Grupo Dignidade.| Foto:
toni_reis_ac

Toni Reis, do Dignidade: título negado.

A Câmara de Curitiba negou em segundo turno um título de utilidade pública para o Grupo Dignidade, a mais prestigiosa ONG de direitos dos homossexuais do país, que tem sede em Curitiba.

Antes das eleições, os vereadores haviam aprovado o projeto, da vereadora Professora Josete (PT), em primeiro turno, com apenas quatro votos em contrário.m Mas se recusaram a votar em segundo turno, adiando tudo para depois das eleições;

Nesta segunda, depois do segundo turno das eleições municipais, voltaram ao assunto. E, agora, só dez vereadores votaram a favor. Houve 18 votos contra e uma abstenção. Com isso, a ONG ficará sem o título.

Segundo o site da Câmara Municipal, essa é apenas a segunda vez em 18 anos que os vereadores rejeitam um projeto de utilidade pública que chegou a plenário. Da outra vez, o projeto negado tinha como objeto a organização da Parada da Diversidade – outra instituição ligada aos direitos dos gays.

“Lamento que a Câmara, de novo pautada pelo fundamentalismo, rejeite um projeto de declaração de utilidade pública não pela questão legal, mas por uma questão de preconceito, de transfobia, de homofobia. Lamento quem se absteve e votou contra”, disse Josete, autora da proposta.

Os vereadores alegaram que deveriam votar contra porque em votação anterior, do plano municipal de educação, decidiram retirar do projeto qualquer referência àquilo que chamam de “ideologia de gênero” – o projeto previa discussão sobre a igualdade de gêneros.

Desta vez, porém, não se trata de um projeto de educação nem de algo que tenha  a ver com a infância. Meramente tratava-se de reconhecer o trabalho da ONG. Mas também isso foi negado aos homossexuais de Curitiba.

E, de acordo com o pretexto utilizado, qualquer outro projeto que venha a beneficiar instituições ligadas a direitos dos homossexuais cairá na mesma vala comum da homofobia da Câmara.

Veja como votaram os vereadores

A favor
Aladim
Bruno Pessuti
Edson do Parolin
Helio Wirbiski
Jairo Marcelino
Jorge Bernardi
Paulo Salamuni
Pedro Paulo
Pier Petruzziello
Professora Josete

Contra
Aldemir Manfron
Chico do Uberaba
Cristiano Santos
Dirceu Moreira
Dona Lourdes
Felipe Braga Cortes
Geovane Fernandes
Mauro Ignacio
Noemia Rocha
Paulo Rink
Rogério Campos
Tiago Gevert
Tito Zeglin
Toninho da Farmácia
Zé Maria

Abstenção
Colpani

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]