• Carregando...
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.| Foto:
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

A Câmara de Curitiba está discutindo um daqueles raros projetos realmente importantes para a população da cidade. Trata-se de saber se o curitibano finalmente terá acesso a bilhete único, como já acontece em tantas cidades brasileiras.

Em resumo, isso significa que você pode descer do ônibus em qualquer ponto (seja terminal, estação tubo ou na rua, onde só tenha uma mera plaquinha) e pegar outros ônibus em seguida sem pagar nada.

Hoje a “integração” que existe se resume a poder trocar de busão se você está em um terminal ou em algumas estações-tubo. Na maior parte das linhas, o sujeito desce e precisa pagar outra passagem. É inclusive o caso da Rui Barbosa, que alguém já definiu como sendo uma “coincidência geográfica de pontos de ônibus”. Zero de integração.

O projeto do vereador Bruno Pessuti (PSC) passou na Comissão de Legislação e agora segue para outras comissões antes de ir a plenário. É de ver se a prefeitura deixará a bancada aliada aprovar a proposta ou se terá medo de redução de receitas.

O receio, se houver, parece não ter razão. Em outras cidades, o lucro não caiu com a implantação. Faz sentido: com um sistema melhor, mas gente decide usar ônibus, o que compensa o fato de não se pagar outra passagem. Além do mais, muita gente hoje faz um dos trechos a pé para não pagar em duplicidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]