• Carregando...
Candidatos declaram dinheiro que não têm. Entenda porque isso é perigoso
| Foto:

Caito

A Gazeta publicou nesta segunda uma matéria importante para tentar entender como funciona o financiamento das campanhas de candidatos ao Legislativo. A manchete do jornal revela que os candidatos declararam ter R$ 22 milhões em casa. Debaixo do colchão. Estranho, não?

E a mesma reportagem revela o que pode estar acontecendo. Um deputado estadual, Caíto Quintana, explica que não tem o dinheiro de fato e que a rubrica serve para justificar doações à sua campanha. E especialistas avisam que isso pode ser usado para maquiar as contas de campanha.

Ou seja: o sujeito declara que tem R$ 500 mil em casa (como não está no banco, ninguém tem como fiscalizar se é verdade). Na hora que uma empresa faz a doação mas não quer (ou não pode aparecer), ele diz que o dinheiro veio do próprio bolso. Isso pode configurar caixa dois. E pode envolver doações de empresas que não podem financiar campanhas por lei (como concessionárias de pedágio ou de outros serviços públicos).

Ninguém está dizendo que esse ou aquele deputado realmente fez isso, mas sim que essa é uma porta aberta para ilícitos. E ninguém, exceto pela imprensa, parece estar fiscalizando isso.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]