• Carregando...
Caso Luciano Huck mostra que não só os políticos mamam no Estado
| Foto:

O romancista James Baldwin é autor de uma das frases lapidares do século 20. “Quem lá lutou contra a pobreza sabe como é extremamente caro ser pobre.” A frase não se completa assim, mas poderia: ser rico é muito barato.

Pense na pobreza. Se você é realmente pobre, não tem como financiar nada, fazer crediário. Não tem crédito. Precisa pagar qualquer coisa que queira comprar à vista.

Se você é pobre, realmente pobre, não tem dinheiro para investir em coisa alguma. Nem para deixar no banco. O seu dinheiro nunca aumenta, só diminui. Ninguém paga juros por ele. Em compensação, todo dinheiro que você precisa usar – sobre esse correm juros compostos absurdos.

Ser rico, porém, é o oposto disso. O seu dinheiro rende no banco, e mesmo que você não trabalhe ele trabalha por você. E você pode comprar coisas com as melhores condições possíveis. Se for multimilionário, então…

Leia mais: STF decide se grávidas podem ser presas provisoriamente. Caso será decidido por cinco homens

O caso de Luciano Huck é exemplar nesse sentido. O apresentador tem todo o direito de comprar um avião, desde que tenha o dinheiro. Estamos num país capitalista, afinal, e desde que o dinheiro seja ganho licitamente, ninguém tem nada a ver com isso.

Mas o que pegou mal – muito mal, e talvez tenha levado o apresentador de seu projeto de ser presidente da República – foi o fato de ele ter se beneficiado de juros extremamente baixos financiados com dinheiro público.

Ou seja: os R$ 17,7 milhões que ele pagou pelo jato do Embraer na verdade foram adiantados por você e por mim, que somos os donos do BNDES. E ele pagou ao banco com taxas bem abaixo de mercado.

Uma conta que anda por aí mostra que se Huck deixasse o valor parado no banco com rendimento normal e pagasse a taxa do BNDES, sairia ganhando nada menos do que R$ 8 mil mensais. Dois auxílios-moradia de juiz no que se chamou de Bolsa-Aviação.

Num país em que se tanto se criticam as autoridades por mau uso de dinheiro público e por se aproveitarem de qualquer oportunidade para fazer o Estado servirem a seus próprios interesses, é sempre bom lembrar: não são só eles. Os ricos em geral saem sempre ganhando. E nós? Nós pagamos os juros.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]