• Carregando...
Como era o mundo quando os ônibus mais velhos de Curitiba começaram a rodar
| Foto:

O sensacional trabalho do repórter João Frey nos fez saber qual é a idade de cada ônibus que roda hoje em Curitiba – aqueles pelos quais a Urbs cobra R$ 4,25 do passageiro. E o curitibano descobriu que há na frota dois veículos com nada menos do que 17 anos de uso.

O HD230, há 17 anos na frota. Foto: Osvado Born.

O HD230, há 17 anos na frota. Foto: Osvado Born.

Um dos dois veículos é o da foto acima. O HD 230 que faz a linha Pinheirinho-Rui Barbosa. É um ônibus da Volvo com motor B10m, que nem se fabrica mais (saiu de série há uma década). Além de ser antigo, o ônibus é mais estreito (e por isso menos confortável) do que os atuais.

Para dar uma ideia da idade do busão, o blog fez uma retrospectiva de como era o mundo em 2000, quando  Viação Redentor começou a rodar com ele.

Torres gêmeas

O World Trade Center ainda era um dos principais símbolos de Nova York e do capitalismo americano. Só no ano seguinte a rede terrorista de Osama bin Laden derrubaria as torres gêmeas.

FHC

O presidente da República era Fernando Henrique Cardoso, que tinha vencido a campanha para a reeleição, que nem era permitida antes de ele próprio patrocinar (há quem diga que em mais de um sentido) a mudança da Constituição.

Bug do milênio

O ano começou com o grande medo de que os computadores não fossem conseguir fazer a transição de data de 1999 para 2000, por uma falha de programação. Suspeitava-se de que haveria falhas em sistemas de aerolportos, hospitais etc. Nada aconteceu.

Rei das quadras

Após ganhar seu segundo torneio de Roland Garros, o tenista Gustavo Kuerten se tornava o primeiro brasileiro a chegar ao número um do ranking mundial da ATP.

Nau capitânia

O atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, era ministro do Esporte e Turismo, e comandava a festa dos 500 anos do Descobrimento,em Brasília. O fracasso da Nau capitânia, reconstruída para os festejos, lhe custaria o cargo.

João Paulo II

O papa era o polonês João Paulo II, que estava no posto há 22 anos. Só cinco anos mais tarde Bento 16 seria eleito. Francisco só chegaria ao papado depois de 13 anos.

Novo Senna?

O Brasil voltava a ter uma vitória na Fórmula 1 depois da morte de Ayrton Senna. Rubens Barrichello conseguiu em 2000 a primeira de suas 11 vitórias.

Realidade… Ou quase

Estreava na tevê brasileira uma nova fórmula de programa, o reality show. O primeiro teste da Globo foi com No Limite.

É tetra!

O Brasil já tinha conquistado o tetra na Copa do Mundo, mas ainda faltavam dois anos para o pentacampeonato. Na seleção jogavam Dunga e Ronaldo. Ronaldinho Gaúcho, que estreara na seleção no ano anterior, era uma grande esperança.

E o futuro?

O grande craque do país no momento, Neymar Jr., tinha oito anos. Só quatro anos depois ele teria a aparência da imagem acima.

Siga o blog no Twitter.

Curta página o Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]