• Carregando...
Corte de 20% nas bolsas do CNPq revolta cientistas, que falam em boicotar seleção
| Foto:

O anúncio do corte de bolsas de pesquisa científica por parte do CNPq, ligado ao governo federal, causou revolta na comunidade acadêmica. Pesquisadores encarregados de fazer a seleção de bolsistas chegaram a planejar um boicote contra a seleção.

O Estadão anunciou em agosto o corte de 20% de bolsas para estudantes em quatro áreas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af).

Perdem-se coisa de 5 mil bolsas.

O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro anunciou via Facebook que, nesta terça, como parecerista do CNPq, recebeu junto com seus colegas a ordem de eliminar 20% dos atuais bolsistas de Produtividade em Pesquisa. Segundo ele, nenhuma bolsa nova será concedida.

“Ao chegarmos hoje ao CNPq, como membros dos Comitês de Área, para o julgamento da demanda de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, fomos presenteados com mais uma das boas notícias que o governo golpista não para de dar todos os dias ao país. O técnico da área nos informou que não só não haveria bolsas novas, como teríamos que proceder um corte entre 20% e 30% das bolsas já em vigência e que seriam renovadas”, disse.

Ao Estadão, o CNPq divulgou uma nota pondo a culpa na situação econômica do país:

“Considerando o contexto orçamentário atual e a indicação para 2017 de redução do orçamento do CNPq para o próximo ano, foi necessária a adequação da concessão de bolsas da agência ao novo cenário.”

Segundo Viveiros de Castro, os pareceristas resolveram denunciar os cortes e, além disso, se recusaram a fazer o ranking dos atuais bolsistas, para dificultar os cortes.

“Mas um técnico presente ao perceber que os comitês se articulam no sentido de evitar fazerem qualquer ranqueamento para não colaborar com o corte sem querer deixou escapar que o formulário de avaliação mudou e que nós estamos dando notas e portanto o ranqueamento está sendo feito automaticamente. Diante disso amanhã nos reuniremos novamente para ver que estratégia adotamos”, disse.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]