• Carregando...
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Está sentindo que aumentaram os congestionamentos em Curitiba? Não é impressão. Em cinco anos, de acordo com levantamento publicado nesta quinta-feira pelo Detran, o número de veículos circulando pela cidade cresceu 22%. Hoje, há 1,3 milhão de carros, motos, ônibus, caminhões e outros circulando por aí.

Em parte, isso é resultado da melhoria econômica de parte expressiva da população nos últimos anos. Em parte, tem a ver com o incentivo do governo federal (e dos governos estaduais) às montadoras, por meio da redução de impostos. E, em parte, tem relação com a qualidade dos serviços de transporte público nas grandes cidades.

No interior, a aceleração do congestionamento é ainda maior. Nos últimos cinco anos, a frota cresceu 44%, segundo o Detran. Hoje, há 5 milhões de veículos no interior do Paraná. A maioria em cidades médias e grandes, como Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Um dos resultados do aumento da frota é o aumento do congestionamento. Outro, a poluição. Um terceiro, igualmente importante, é a perda de passageiros do sistema de transporte coletivo, que vai ficando cada vez mais caro de se sustentar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]