• Carregando...
Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.
Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.| Foto:
Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.

Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.

O serviço 156 da prefeitura de Curitiba recebeu 810 reclamações sobre maus tratos de animais pela cidade ao longo dos últimos três meses. As informações estão disponíveis no site da prefeitura, na base de dados abertos.

O número significa uma média de 270 denúncias do gênero por mês, ou nove por dia. O que não significa que todas as denúncias representem realmente casos de maus tratos. Muitas vezes a prefeitura afirma que os casos não se confirmam.

Há vizinhos por exemplo que reclamam do barulho de cachorros, imaginando que estão sendo maltratados. Outros dizem que a aparência dos animais é ruim, o que faz supor que podem não estar sendo bem cuidados.

Uma resposta comum da prefeitura a esses casos diz que há muitas denúncias feitas sem necessidade. “Senhor cidadão seria importante que antes de qualquer denuncia, tenha-se uma conversa com seu vizinho, pergunte qual o problema do animal, na grande maioria dos casos não há maus tratos e uma simples conversa pode esclarecer o problema, sem ser necessária a intervenção da fiscalização”, diz o texto.

Há, porém, muitos casos mais sérios, como as denúncias de casos de animais abandonados em terrenos baldios. Neste caso, a prefeitura orienta os cidadãos a procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]