• Carregando...
Deputado que disse que homossexuais morrem “em brigas íntimas” nega ser homofóbico
| Foto:

Colaboração do repórter Chico Marés:

O deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR) causou polêmica ao declarar, na Câmara, que a maioria dos assassinatos de homossexuais acontece por “briguinhas íntimas entre eles”. A declaração foi dada em uma sessão da comissão que analisava o Estatuto da Família. Takayama esteve na redação da Gazeta do Povo para contar sua versão da briga que teve com o motorista do senador Delcídio Amaral (PT-MS). A reportagem aproveitou para questioná-lo sobre essas afirmações.

O senhor declarou que a maioria dos assassinatos dos homossexuais é causada por “brigas íntimas”. O que o senhor quis dizer com isso?

Primeiro, eu queria esclarecer que, na minha visão, homofóbico de verdade tem que ir para a cadeia. Agora, esse deve ser o único país do mundo onde falar sua opinião é considerado homofobia. Eu tenho uma posição clara: apenas um homem e uma mulher constituem família. Agora, eu não considero isso homofobia e não me considero uma pessoa homofóbica. Tenho amizade com o Toni Reis [militante da causa LGBT], com o próprio Jean [Wyllys, deputado federal do PSOL-RJ]. Tive até dois assessores com tendências homossexuais, isso nunca foi um problema.

E por que homossexuais não podem constituir uma família, na sua visão?

Entendo que a família só existe a partir do amor de um homem e de uma mulher. Você só nasceu porque um homem amou uma mulher. Eu só nasci porque um homem amou uma mulher. Homossexuais podem até criar uma criança, mas isso não é família.

Voltando a questão da violência contra homossexuais. O senhor disse que a maioria dos crimes contra homossexuais é cometido por eles próprios. De onde surgiu essa estatística?

Peço a todos vocês, jornalistas investigativos, que analisem os dados. Desafio a verificar quantos casos de violência contra homossexuais foram praticados por cristãos, sejam eles católicos ou evangélicos. Nenhum! De cerca de 4 mil casos, 92% dos crimes acontecem entre parceiros. O resto é causado por skinheads, ou algum desses malucos.

Mas de onde o senhor tirou essa estatística?

Analisei praticamente todos os casos [de violência contra homossexuais], peço que vocês também façam essa análise. Não há sequer um caso de crime cometido por cristão. Imaginei até que fosse aparecer algum malucão, fanático, que pudesse fazer alguma coisa. Mas não há nada.

PS: Sobre a briga de Takayama no Congresso, em que ele disse que um motorista estava possuído pelo demônio, leia mais aqui.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]