• Carregando...
Deputados da base de Richa “ostentam” ambulâncias nas redes sociais
| Foto:

Propaganda de Scanavaca no Facebook.

Com colaboração de Euclides Lucas Garcia:

Os deputados estaduais paranaenses que ganharam o direito de “apadrinhar” a distribuição de ambulâncias destinadas pelo governo a municípios agora estão “ostentando” nas redes sociais. Ao lado de prefeitos e de lideranças locais, comemoram o fruto de terem ficado ao lado do governo nas votações difíceis, como a da reforma da previdência.

A reportagem da Gazeta do Povo tinha tido acesso a uma lista que mostrava, ao lado dos nomes dos 33 deputados que votaram na reforma previdenciária, os nomes de três municípios. Cada um receberia uma ambulância.

O governo nega que tenha havido distribuição por critérios políticos. Em nota enviada à imprensa, a Secretaria da Saúde disse que “as 137 ambulâncias distribuídas na quarta-feira (1) atenderam 111 municípios de todas as regiões do Paraná, independente do partido político a que seu prefeito pertence”.

O critério para escolha dos municípios pode ser técnico. No entanto, o apadrinhamento das ambulâncias depois da escolha da cidade fica evidente no Facebook, por exemplo. Vários deputados puseram fotos distribuindo exatamente as três ambulâncias que apareciam ao lado de seu nome na lista. Como regra, são três para cada um dos 33 deputados fiéis ao governo.

Assim, por exemplo, Fernando Scanavaca (PDT), fez uma fotomontagem explicando exatamente quais os três municípios que lhe cabiam. Cobra Repórter (PSC), que havia dito durante as confusas votações do início do ano que era preciso ficar ao lado do governo, sob pena de não ganhar “nem papel de bala”, aparece entregando ambulâncias para Rolândia, Cambé e Tamarana.

O critério para apadrinhamento causou ciúmes e tumulto na Assembleia. Deputados governistas, mas que pularam para o outro lado na hora da votação da previdência, ficaram sem nada para mostrar em seus municípios. Como protesto, saíram do plenário nesta semana em uma espécie de “flash mob” contra a decisão do governo.

Para o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que também ostenta agora suas ambulâncias novas no Facebook, o critério da distribuição é técnico. Mas é normal que quem fica ao lado do governo tenha “condições de interferir nas políticas públicas”.

Quem pulou fora do barco agora paga o preço. E, claro, muita gente quer voltar. Mas será que ainda tem espaço? Ou Beto Richa (PSDB) pode pagar o preço de ficar só com 33 votos daqui até 2018? Claro que as negociações andarão. E na próxima distribuição de benfeitorias aos municípios já talvez se note alguma diferença.

Mas os que ficaram ao lado do governo o tempo todo insistem que, agora, têm que ser mesmo privilegiados. Tiveram o ônus, agora querem o bônus.

Presidente da Assembleia, Traiano entrega ambulâncias.

O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli.

Cobra Repórter entrega ambulâncias para Tamarana…

… para sua principal base eleitoral, Rolândia…

… e para o município vizinho de Cambé.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]