• Carregando...
Despachantes de luxo, vereadores de Curitiba fazem 8 mil pedidos à prefeitura
| Foto:

buraco rua

Não era para ser: mas acaba sendo. A principal atividade dos vereadores de Curitiba é a de fazer pedidos para a prefeitura. Usar o capital político do cargo para conseguir benesses nos bairros em que têm mais votos. Tudo isso, claro, em troca da reeleição.

Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira pela Câmara, só no primeiro semestre de 2016 (ano eleitoral), os 38 vereadores fizeram nada menos do que 8.298 solicitações à prefeitura. Em média, são 218 requerimentos por vereador. Mais de uma por dia por cabeça.

Se você perguntar para os vereadores, vai ouvir que eles precisam atender a população, que quer asfalto, iluminação, academias ao ar livre etc. Na verdade, os vereadores têm basicamente duas funções: votar leis e fiscalizar a prefeitura.

O papel de fiscalização fica inclusive prejudicado porque ninguém quer ficar de mal com o prefeito – que paga as obras solicitadas nos bairros. Todos ficam amigos. E o povão continua dependente da intermediação para conseguir aquilo de que precisa.

Segundo a Câmara, o que mais houve em 2016 foram pedidos de tapa-buraco (2.348), a limpeza e remoção de lixo (1.053), poda de árvores (904), a instalação de lombadas e travessias elevadas (528), e colocação de placas de sinalização (288).

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]