Eleitores querem fim de voto obrigatório. Você concorda? - Caixa Zero
Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
Blog Caixa Zero
Blog Caixa Zero

Eleitores querem fim de voto obrigatório. Você concorda?

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado mostra que 65% dos eleitores preferiam que o voto, no Brasil, fosse facultativo. Ou seja: apenas um terço acha que o melhor é que o voto permanecesse obrigatório.

A pesquisa é pequena, com menos de 800 pessoas respondendo apenas em capitais. Mas mostra um fato que há muito se conhece: o voto obrigatório passa longe de agradar a todos.

Esse poderá ser um dos temas da reforma política que está sendo desenhada no Congresso Nacional. Mas, para sermos práticos, é pouco provável que algo mude nesse sentido.

Os argumentos em favor do voto facultativo existem: o principal é que só participaria quem realmente tem interesse. Isso evitaria que algumas pessoas “votassem de qualquer jeito”, simplesmente para cumprir a obrigação.

Outro argumento é que cada um tem o direito de querer ou não participar do processo e que o Estado não teria direito de obrigar o cidadão a se interessar pela política.

No entanto, o entendimento dos políticos no Brasil tem sempre pendido para o outro lado. Nesse caso, diz-se que a votação obrigatória faz com que a população não se aliene de um processo que, no fim das contas, diz respeito a todos. Não seria correto, portanto, deixar alguns decidirem por todos.

A discussão, no entanto, deveria ser feita. Tomara que venha à tona com a reforma.

E você: de que lado fica nessa história?

Siga o blog no Twitter.