• Carregando...

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado mostra que 65% dos eleitores preferiam que o voto, no Brasil, fosse facultativo. Ou seja: apenas um terço acha que o melhor é que o voto permanecesse obrigatório.

A pesquisa é pequena, com menos de 800 pessoas respondendo apenas em capitais. Mas mostra um fato que há muito se conhece: o voto obrigatório passa longe de agradar a todos.

Esse poderá ser um dos temas da reforma política que está sendo desenhada no Congresso Nacional. Mas, para sermos práticos, é pouco provável que algo mude nesse sentido.

Os argumentos em favor do voto facultativo existem: o principal é que só participaria quem realmente tem interesse. Isso evitaria que algumas pessoas “votassem de qualquer jeito”, simplesmente para cumprir a obrigação.

Outro argumento é que cada um tem o direito de querer ou não participar do processo e que o Estado não teria direito de obrigar o cidadão a se interessar pela política.

No entanto, o entendimento dos políticos no Brasil tem sempre pendido para o outro lado. Nesse caso, diz-se que a votação obrigatória faz com que a população não se aliene de um processo que, no fim das contas, diz respeito a todos. Não seria correto, portanto, deixar alguns decidirem por todos.

A discussão, no entanto, deveria ser feita. Tomara que venha à tona com a reforma.

E você: de que lado fica nessa história?

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]