PUBLICIDADE

Caixa Zero

Enviado por admin, 05/04/11 1:06:00 PM

Eleitores querem fim de voto obrigatório. Você concorda?

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado mostra que 65% dos eleitores preferiam que o voto, no Brasil, fosse facultativo. Ou seja: apenas um terço acha que o melhor é que o voto permanecesse obrigatório.

A pesquisa é pequena, com menos de 800 pessoas respondendo apenas em capitais. Mas mostra um fato que há muito se conhece: o voto obrigatório passa longe de agradar a todos.

Esse poderá ser um dos temas da reforma política que está sendo desenhada no Congresso Nacional. Mas, para sermos práticos, é pouco provável que algo mude nesse sentido.

Os argumentos em favor do voto facultativo existem: o principal é que só participaria quem realmente tem interesse. Isso evitaria que algumas pessoas “votassem de qualquer jeito”, simplesmente para cumprir a obrigação.

Outro argumento é que cada um tem o direito de querer ou não participar do processo e que o Estado não teria direito de obrigar o cidadão a se interessar pela política.

No entanto, o entendimento dos políticos no Brasil tem sempre pendido para o outro lado. Nesse caso, diz-se que a votação obrigatória faz com que a população não se aliene de um processo que, no fim das contas, diz respeito a todos. Não seria correto, portanto, deixar alguns decidirem por todos.

A discussão, no entanto, wwweria ser feita. Tomara que venha à tona com a reforma.

E você: de que lado fica nessa história?

Siga o blog no Twitter.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Buscar no blog
      Assine a Gazeta do Povo
      • A Cobertura Mais Completa
        Gazeta do Povo

        A Cobertura Mais Completa

        Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

        Tudo isso por apenas

        12x de
        R$49,90

        Assine agora!
      • Experimente o Digital de Graça
        Gazeta do Povo

        Experimente o Digital de Graça!

        Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

        Após o período teste,
        você paga apenas

        R$29,90
        por mês!

        Quero Experimentar