• Carregando...
Artigo em site do Exército diz que “é hora da reação”; comentários pedem intervenção militar
| Foto:

Um artigo publicado no site oficial do Exército brasileiro, assinado pelo general de Exército Maynard Marques de Santa Rosa, afirma que o Brasil chegou “ao limiar da ordem política, econômica, social e jurídica”. Segundo o militar, “é hora, portanto, de reação, antes que o faça o instinto de sobrevivência coletivo, potencial criador de cenários escatológicos”.

O artigo, com o título “Esquizofrenia social”, está no EBlog, o blog oficial do Exército, e é datado de 4 de setembro deste ano. O general, para chegar à conclusão de que é hora de “reagir”, apresenta o que acredita serem problemas graves do país hoje: entre eles, uma reforma política que “delega mais autoridade ao estamento político, no momento mais crítico de sua credibilidade”. Para o general, isso “é insensatez”.

Leia mais: Há chance real de intervenção militar no Brasil

Além disso, o militar afirma que o país passa por um problema de violência urbana e critica a chamada “ideologia de gênero”. “O bombardeio populista e ideológico, a partir da Constituinte de 1988, consolidou uma cultura de direitos sem deveres e minou o princípio da autoridade.” Para terminar, diz que hoje há “escassez de lideranças políticas” no país.

Comentários pedem intervenção. Exército não apaga

Embora não deixe claro o que seria necessário fazer para “reagir”, parece claro que o general se alinha a outros colegas que entendem ser necessário fazer algo que diminua o poder dos políticos e que restabeleça “o princípio de autoridade”. Os leitores do texto parecem ter compreendido bem o general.

Leia mais: É crime pedir intervenção militar no Brasil?

Nos comentários, vários leitores dizem que o general fez uma boa leitura do momento e que é necessário de as Forças Armadas intervenham no país. Embora fazer propaganda de intervenção militar seja crime no Brasil, o Exército não apagou os comentários.

“Sinceramente, apoio qualquer iniciativa do Exército no sentido de tomar o poder e acabar com esse ‘circo’ chamado Congresso Nacional”, diz alguém que assina como Daniel Facci.

Outro leitor liga o artigo do general à fala de seu colega que defendeu uma intervenção militar também neste mês. “O que ele [general Mourão] falou em que pese a lei militar, nem grave é, aliás, é até alentadora para esse povo tão sofrido e humilhado dos dias de hoje”, diz o comentarista que assina como Martins.

Leia mais: Quem é o general que pediu intervenção militar

“Isso aqui não vai arrumar nunca se não passarmos por uma intervenção militar, em nome de todos brasileiros de bem nesse país pedimos socorro a nossa manta protetora nossas Forças Armadas”, diz outro leitor chamado Edison.

Quem é o general

Maynard Marques de Santa Rosa tem 72 anos. É general de exército, posto mais alto possível na instituição. É conhecido por ter posições de linha dura. Chegou a ser exonerado no governo Lula por criticar a Comissão da Verdade, dizendo que era uma “comissão da calúnia”, composta por “fanáticos”.

O general diz que “há exagero” quando se fala em tortura na ditadura militar e que o regime foi um “mal menor”; diz que o governo Lula queria instalar uma ditadura comunista totalitária; e afirma que a imprensa nos governos dos generais “foi amplamente livre”.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]