• Carregando...
Fruet e Greca: prefeito mudou, mas nem se percebe. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.
Fruet e Greca: prefeito mudou, mas nem se percebe. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.| Foto:
Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.

Um dos últimos atos de Gustavo Fruet na prefeitura de Curitiba foi revogar um edital de lei de incentivo à cultura. O primeiro ato de Greca, mesmo antes de entrar n o posto, foi pedir que se cancele a Oficina de Música da cidade.

Os dois casos são simbólicos. O edital revogado por Fruet foi o único lançado pelo fundo municipal de Curitiba em 2016. Os artistas já haviam sido selecionados, convocados e reclamam que já tinham até feito os procedimentos para receber o dinheiro, como abrir contas bancárias. Falam em calote.

Em nota, na semana passada, a Fundação Cultural tentou se explicar. Diz basicamente que faltou dinheiro. E sabe-se que, faltando dinheiro, é da cultura que se tira em primeiro lugar.

“A Fundação Cultural de Curitiba informa que o Edital ‘Categoria Livre’ do Fundo Municipal de Cultura 2016 foi revogado em razão de restrições financeiras e da necessidade de redução de custos no âmbito da administração municipal. Com isso, todos os atos já realizados relativos ao edital são considerados nulos”, diz o texto.

No caso da Oficina de Música, o maior, mais tradicional e mais relevante evento artístico da cidade, Greca diz que a prioridade é a saúde e que Fruet não deixou dinheiro previsto. Não é a primeira vez que a oficina se vê ameaçada por picuinhas políticas e falta de dinheiro. Em 2013, ao assumir, Fruet falava basicamente o mesmo de Ducci e ameaçou suspender o evento.

Os dois prefeitos se alinham assim à política de desprezo ao financiamento e ao fomento da cultura. Não é novidade no Brasil. O Minc, depois de quase extinto, só serviu na atual gestão para uma chantagem que envolvia a liberação de um prédio irregular ligado a Geddel Vieira Lima.

Um ministro nazista, numa frase célebre, disse que quando lhe falavam em cultura, sacava logo a arma. No Brasil, não se saca a arma. Só se deixa de sacar o talão de cheques. E isso basta.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]