• Carregando...
Rafael Greca. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.
Rafael Greca. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.| Foto:

 

Nesta terça-feira (7), a prefeitura de Curitiba lançou uma enquete em sua página oficial perguntando se “os serviços da Prefeitura de Curitiba, nesta nova gestão, melhoraram”. Ao contrário da expectativa da equipe do prefeito, 68,5% dos curitibanos, até as 18h desta terça, responderam que não. O resultado é um banho de água fria no discurso de Greca, que tem tecido seguidos autoelogios à capacidade de sua gestão em manter a cidade limpa e em bom funcionamento.

A enquete em si, além de seu resultado, é também um tiro no pé. Entusiasta das novas tecnologias, Greca vem prometendo o lançamento de uma “Ágora Digital” como forma de retomar o debate e a participação popular. O que foi lançado nesta terça-feira passa longe de qualquer iniciativa inovadora de debate público. A “Ágora” de Greca é uma simples enquete que logo no lançamento já descamba para o proselitismo político.

LEIA MAIS: Após 60 dias, 55% dos curitibanos desaprovam gestão Greca

Em seu Facebook, o prefeito escreveu que, com a “Ágora”, a prefeitura estará mais próxima e de portas abertas para sugestões. A ferramenta não permite isso. A única coisa que ela permite, de fato, é que se diga “sim” ou “não” a perguntas formuladas ao sabor das necessidades e interesses do Executivo.

Há outros problemas conceituais e técnicos com a enquete da prefeitura. Da forma como está publicada, não há como saber quantas pessoas votaram e nem é possível fazer um controle – ao menos pela parte visível da ferramenta – de que o resultado tenha sofrido a interferência de campanhas pró e contra, ou de robôs que podem facilmente enganar o sistema proposto pela prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]