• Carregando...
Grupo cria hashtag #elejaumamulher para as eleições de 2018
| Foto:

Um grupo de professoras universitárias e jornalistas acaba de criar uma associação em Curitiba destinada a promover a participação feminina na política. A Escola da Política foi fundada oficialmente nesta quinta-feira com mais de vinte sócias.

O grupo acredita que é preciso enfrentar o problema da sub-representação das mulheres na política brasileira. Hoje, cerca de 10% das vagas do Legislativo acabam sendo ocupadas pelas mulheres, embora elas representem pouco mais de 50% da população e dos eleitores.

Além disso, a maior parte dos cargos do Executivo quase sempre é ocupada por homens, assim como a presidência de Casas Legislativas e outros postos importantes.

Leia mais: Dez dicas sobre como criar seu filho para respeitar as mulheres

O grupo, que conta com estudiosas de várias áreas, pretende fazer várias ações. Uma das primeiras será disponibilizar cursos on-line sobre política. A filósofa Maria Isabel Limongi Papaterra, da UFPR, grava nos próximos dias uma série de palestras sobre democracia.

“Vamos atuar como uma espécie de think tank”, diz Vilma Aguiar, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e uma das fundadoras da ong. “Vamos procurar apoio financeiro para que tudo seja disponibilizado de graça”, afirma ela

Mas o grupo também pretende atuar diretamente no apoio à participação feminina. Neste ano de eleições, uma das ações será a criação de uma campanha na internet com a hashtag “Eleja uma Mulher”.

“Se mantivermos as mulheres de fora das arenas decisórias e da discussão pública, as demais formas de desigualdade e subordinação irão permanecer intactas. Estaremos condenadas ao gueto”, afirma Vilma Aguiar.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]