• Carregando...
Internautas insistem que Teori foi assassinado. O que isso diz sobre a nossa política?
| Foto:

Parece bastante improvável que o desastre com o avião de Teori Zavascki tenha sido causado de propósito – para ter certeza, óbvio, o melhor é esperar que sejam feitas as investigações. Mas o fato de terem surgido tantas teorias da conspiração sobre a morte do ministro diz algo não só sobre as redes sociais – e sim, também, sobre a nossa política.

De um lado e de outro, muita gente anda dizendo por aí que foram os principais nomes da política do país que mandaram matar o ministro – afinal, ele era o relator da Lava Jato no STF e julgaria a megadelação da Odebrecht, que segundo se sabe pode colocar mais de 200 políticos como alvo da operação.

Há muito tempo se sabe que políticos não costumam ter boa fama, em geral. São vistos como pessoas que querem se aproveitar de cargos bem pagos para ter poder, enriquecer ilicitamente. E, para chegar lá, no imaginário popular, são capazes de fazer quase qualquer coisa. Em toda pesquisa de opinião, o Congresso aparece como uma das instituições menos confiáveis do país.

No entanto, com as recentes descobertas, principalmente da Lava Jato, a confiança da população nos políticos parece ter chegado a um novo ponto baixo. Agora, muita gente acredita que os políticos, em geral, e especialmente aqueles que têm ideologia diferente da sua, são capazes de mandar matar pelo poder.

Seria inocência achar que todas as pessoas são boas o tempo todo. Acreditar que os políticos seriam cem por cento do tempo assim seria duplamente inocente – o jogo em Brasília é pesado. Mas o fato de grande parte da população pensar que as pessoas eleitas para os cargos mais importantes do país é de fato muito preocupante.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]