• Carregando...
Lula faz discurso para salvar a própria pele?
| Foto:

Lula-CBO ex-presidente Lula fez o que parece um desabafo sobre o PT. É claro que Lula conhece o PT como ninguém, e o que ele fala sobre o partido deve ser, no mínimo, levado a sério.

O comentário que ganhou mais repercussão foi sobre uma possível “perda da utopia”. Os petistas de hoje, diz ele, só querem cargos. Só pensam em si. E esqueceram o “projeto” do partido. “Temos que definir se queremos salvar nossa pele, nossos cargos ou nosso projeto”, disse.

Lula põe o pragmatismo na conta de um partido que cresceu demais e que chegou ao poder. Faz sentido: uma coisa é pregar ideais sendo oposição; outra é governar um país tendo de fazer acordos para conseguir maioria no Congresso.

Mesmo os críticos de Lula (e há muitos) hão de conceder que ele tem uma inteligência política muito acima da média. Assim, parece estranho vê-lo falando obviedades incontornáveis sobre seu próprio partido. É lógico que o PT mudaria. O PT de 1989, dos “ideais”, jamais governaria desse modo. Mas isso não quer dizer que o governo fosse ser melhor.

Foi Lula quem deu o passo decisivo para a “suavização” do partido, em 2002, com a Carta aos Brasileiros e sua versão “paz e amor”. Foi ele também, como presidente, que estabeleceu o sistema de coalizão (espelhado no do antecessor, fique claro) que inclui a farta distribuição de pastas e cargos como meio de obter maioria no Congresso.

Sabe-se hoje que o sistema de conquista de maioria foi muito mais longe do que simples pragmatismo, aliás. Foi no primeiro governo Lula que chefes de outras legendas receberam o dinheiro do mensalão. Também foi no governo Lula que ocorreram os fatos investigados pela Lava Jato.

Lula é um estrategista político nato. Seus comentários sobre o PT podem ser lidos de duas maneiras. Numa, ele está efetivamente preocupado com os rumos do partido. Na outra, é ele que está “tentando salvar a própria pele”, dizendo que fez parte de uma geração de ideais, de um governo que tentou evitar esses vícios. E, agora, sob o comando de outra pessoa, a situação teria degringolado.Siga o blog no Twitter.Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]