• Carregando...
Foto: Alan Marques/Folhapress)
Foto: Alan Marques/Folhapress)| Foto:
Ligações do ex-presidente Lula foram interceptadas pela Polícia Federal (Foto: Alan Marques/Folhapress)

Ligações do ex-presidente Lula foram interceptadas pela Polícia Federal (Foto: Alan Marques/Folhapress)

Um ano atrás, um advogado de peso da Lava Jato avisava: Lula seria preso. Não era um palpite de amador, de redes sociais. Era a conclusão de alguém que via o que ia sendo levantado contra o petista e que conhece de perto os procedimentos da Lava Jato. Conhece Sergio Moro.

“Eles já prenderam outros por muito menos. E não tenho dúvida de que se a prova chegar na mão do Moro ele não vai ter um minuto de hesitação por ser o Lula”, dizia o advogado.

O mesmo advogado que estava tendo de convencer seus clientes de empreiteiras de que não adiantava oferecer nada a Moro para que ele os soltasse. “Eles estavam acostumados com outro esquema, de Rio, São Paulo. E os advogados de fora diziam que eles podiam ir arrumando a mala que logo saíam. Nada feito”, diz.

Isso não quer dizer que a prisão seja justa. Claro que no Facebook todo mundo tem uma opinião sobre isso. Mas entre os que estão analisando a sério a atuação da Lava Jato a opinião diverge e muito.

Há quem pense que Moro é anti-Lula? Claro. Mas não são maioria. Há quem pense que o negócio é ideológico, contra o PT? Há. Mas a maioria dos que acompanham Moro mais de perto acha que o objetivo é outro. É o de seguir até o fim a ideia de uma limpeza que parece ser seu norte.

Será preciso mostrar isso depois com outras ações que não se restrinjam ao governo petista e a seus asseclas, como o PMDB e o PP. Isso não depende apenas de Moro, já que o papel dele é mais o de canetear o que o MP traz. Procuradores e PF têm a maior responsabilidade.

Até aqui, Moro tem argumentos para dizer que agiu com base na técnica – embora, claro, haja quem conteste seus métodos. Mas em pelo menos um momento o juiz obviamente se excedeu e deu razão para quem o vê como perseguidor de Lula.

Foi o momento lamentável em que o juiz divulgou as gravações telefônicas de Lula, não havendo crimes nela. E sabendo que nelas havia uma gravação envolvendo a presidente Dilma, feita DEPOIS de haver ordem para que a escuta fosse suspensa.

Moro terá de provar que foi um deslize único. Sua análise da denúncia de Lula seria um bom momento para que tudo fique claro.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]