• Carregando...
May é cobrada por parlamentares para incluir mais mulheres no time de negociação do Brexit. Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP.
May é cobrada por parlamentares para incluir mais mulheres no time de negociação do Brexit. Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP.| Foto:

A primeira-ministra britânica, Theresa May foi duramente criticada por membros do Partido Trabalhista inglês ao colocar somente uma mulher no time de negociações do Brexit. Catherine Webb já teve vários cargos no governo, foi representante britânica em Pequim e trabalhou durante 11 anos como diretora de mercado e despesas no Tesouro. Por meio de uma carta 56 parlamentares mulheres pediram para que May revise a equipe formada por nove membros. “O Brexit está se tornando outro trabalho só para os meninos”, afirma uma delas.

O maior argumento é que a saída da União Europeia irá impactar a população do Reino Unido como um todo, portanto a equipe responsável pela negocião deveria ter mais representatividade feminina. Na carta as parlamentares lembram que 51% da população do Reino Unido é composta por mulheres e elas são 32% do parlamento. Mesmo assim há apenas uma entre os nove negociadores. Enquanto outros países europeus contam com times compostos por quase 50% de mulheres.

A preocupação ocorre devido ao impacto que essa parcela da população pode sofrer como consequência da saída da União Europeia. Fatores como a economia, direitos trabalhistas, licença maternidade e discriminação no ambiente de trabalho. Entre outros direitos duramente conquistados podem acabar mudando. Existe o temor de que as mulheres saiam do Brexit com menos direitos do que conquistaram.

Leia mais (em inglês): Parlamentares mulheres pedem que May reavalie equilíbrio de gênero no time do Brexit.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]