• Carregando...
Alexandre de Moraes, com Temer e Teori. Foto: Antonio Cruz/ABr.
Alexandre de Moraes, com Temer e Teori. Foto: Antonio Cruz/ABr.| Foto:
Alexandre de Moraes, com Temer e Teori. Foto: Antonio Cruz/ABr.

Alexandre de Moraes, com Temer e Teori. Foto: Antonio Cruz/ABr.

O fato de o ministro da Justiça ter conhecimento antecipado de uma operação da Polícia Federal não é apenas grave: é inadmissível. Alexandre de Moraes e o governo Temer precisam explicar imediatamente a situação intolerável criada pelo ministro neste domingo.

Recapitulando: no domingo, Moraes anunciou que a Lava Jato teria uma nova operação. Adiantou inclusive que ocorreria nesta semana. Menos de 24 horas depois, Antonio Palocci foi preso.

Vendo o tamanho do lodaçal que tinha criado para o governo, Moraes se retratou. Tentou se desdizer. Afirmou que não sabia de nada e que só disse que haveria operação da Lava Jato nesta semana porque elas acontecem toda semana.

Não é bem assim. A Lava Jato é muito ativa, mas teve 35 fases em dois anos e meio: ou seja, em mais ou menos 13o semanas. Isso dá quase uma fase por mês, e não uma por semana.

Além do mais, a fala do ministro era bem afirmativa. Dizia que sua plateia (estava em campanha) iria se lembrar dele ainda nesta semana quando ouvisse falar da nova fase. Pois é: não há como não lembrar do ministro agora.

O ministro e a Polícia Federal negam que esteja havendo informações privilegiadas ao governo. Seria fundamental essa garantia. Só o que possibilitou à Lava Jato sua existência foi o fato de o governo federal não estar no comando do operacional da PF.

Afinal, quem estava sendo investigado, em grande medida, era o próprio governo. E ainda é, ou pelo menos deveria poder ser – o governo Temer tem vários nomes envolvidos na investigação. Terão eles direito a saber se estão sendo investigados? Se serão presos?

O governo petista teve milhões de erros – bilhões, para ser mais exato. Mas teve um acerto: deu autonomia à PF, inclusive para que o derrubasse. Temer chegou ao Planalto com a suspeita de que está lá para abafar a investigação. Para “delimitar onde está”, conforme mostra o áudio de Romero Jucá.

A declaração do ministro, antecipando uma operação contra inimigos do atual governo é um indício de um aparelhamento que nem nos mais loucos sonhos o petismo ousou fazer.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]