• Carregando...
Nenhuma polícia dos EUA mata tanto quanto a do Paraná
| Foto:

FrancischiniNenhum estado norte-americano tem uma polícia que mate tanto quanto a paranaense. Graças ao repórter Diego Ribeiro e ao jornal britânico The Guardian é possível fazer a comparação com dados do primeiro semestre de 2015.

No Paraná, até maio, foram 90 mortes em confronto. Até junho, mesmo contando um mês a mais, nenhuma polícia dos Estados Unidos chegou a esse número. Quem estava mais perto era a Califórnia, com 86 casos (lembrando que a Califórnia tem 38 milhões de habitantes, quase quatro vezes o total do Paraná).

O estado que teve mais mortes per capita nos EUA no período foi o Oklahoma, com uma morte a cada 154 mil habitantes. O Paraná teve uma morte em confronto a cada 124 mil habitantes, também ficando acima de qualquer estado norte-americano.

Reportagem da Gazeta do Povo de junho deste ano mostrou que o número de mortes causadas pela PM no Paraná cresceu 24% em 2014 e, em 2015, vinha batendo novos recordes.

Na época em que os números foram revelados, o ex-secretário Fernando Francischini (SD) afirmou que era melhor que morressem bandidos do que suas vítimas.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]