• Carregando...
ONG divulga texto a favor da imigração de haitianos
| Foto:

Haiti

A Casla, Casa Latino-Americana, que ajuda imigrantes que estão se estabelecendo em Curitiba, divulgou um texto importante sobre a imigração para o Brasil. Isso, claro, por causa dos atos de intolerância registrados em Curitiba com relação aos haitianos. Reproduzo o texto abaixo.

(O meme acima também foi criado pela Casla. E tem lá seu sentido.)

1. O Brasil NÃO é um país com fronteiras abertas a qualquer pessoa. O Brasil tem uma lei antiquada, do tempo da ditadura chamada Estatuto do Estrangeiro, que restringe bastante a vinda de imigrantes. Para qualquer estrangeiro vir trabalhar para o Brasil precisa de, no mínimo, ter um visto de trabalho que só é concedido mediante apresentação de um contrato de trabalho ou proposta oficial de contrato de trabalho por parte de empresa sediada no Brasil. Como devem imaginar, isso não é tão fácil de obter antes mesmo de chegar em solo brasileiro.

2. O Brasil NÃO recebe mais imigrantes do que pode. Hoje temos muitos haitianos no Brasil e em particular no Paraná por uma questão de solidariedade, por razões humanitárias. É concedido a cidadãos haitianos um visto humanitário por uma razão muito simples. Lembram do terremoto de 2011 no Haiti, em que morreram cerca de 300 mil pessoas e foram destruídos mais de 250 mil edifícios? Hoje, o Haiti ainda não está recuperado social e economicamente, sofrendo de níveis recorde de desemprego e fome. 

3. O Brasil é SOLIDÁRIO com todos os haitianos porque eles são seres humanos em necessidade. Tendo direito a visto humanitário, o haitiano no Brasil tem direito a trabalhar para se sustentar e contribuir para a sociedade brasileira com o pagamento de impostos, entre outras coisas. Hoje temos haitianos médicos, professores, químicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros, trabalhando em empregos subqualificados. 

Estas pessoas são nossas amigas, nossos irmãos, nossos colegas. Eles não merecem sair de uma catástrofe natural tão dramática como a do terremoto de 2011 para no Brasil ser discriminado com a desculpa esfarrapada do ebola. É o que fazemos na Casa Latino-Americana: ajudar quem necessita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]