• Carregando...
Pesquisa mostra alunos de Humanas da UFPR mais à esquerda, e os da Saúde à direita
| Foto:

UFPRQuem já frequentou um campus universitário sabe da divisão ideológica entre os alunos. Classicamente, diz-se que os alunos da área de Humanas são os mais de esquerda e que em outras áreas a posição ideológica é bem diferente.

Uma pesquisa feita pelos alunos de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná mostra que, pelo menos dentro da UFPR, isso continua valendo. Os estudantes entrevistaram 600 alunos de cursos pertencentes a três diferentes áreas: Humanas, Saúde e Educação.

Eram feitas duas perguntas: a primeira pedia para o aluno dizer, de 1 a 7, como ele se classificava numa escala ideológica (1 era o mais à esquerda, e 7 o mais à direita). O pessoal de Humanas ficou mais à esquerda; o da Saúde, à direita; e os alunos de Educação se dividiram.

A segunda pergunta mostra o que os alunos consideram como prioridade no país no momento. Segundo o professor Emerson Cervi, que orientou a pesquisa, os alunos de Humanas disseram que a prioridade dos governos deveria ser para o transporte público. Os de Saúde querem prioridade em Saúde e Segurança; e os de Educação se dividem mais, novamente, mas tendem a pedir prioridade justamente em sua área: o ensino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]