• Carregando...
Polícia do Paraná mata mais do que a de qualquer estado dos EUA em 2015
| Foto:

A polícia paranaense matou mais do que a de qualquer estado americano entre janeiro e novembro de 2015. Foram 196 mortes no Paraná contra 188 na Califórnia, o estado campeão em assassinatos pela polícia nos EUA no ano. Com uma diferença: a Califórnia tem mais de três vezes a população do Paraná.

Os dados do Paraná foram publicados no mês passado pelo repórter Diego Ribeiro, aqui na Gazeta do Povo. Foram repassados pela cúpula da Polícia Militar no estado. Os dados sobre os Estados Unidos são do site The Counted, mantido pelo jornal britânico The Guardian, que registra todas as mortes em confronto com a polícia norte-americana.

A Califórnia, com 38 milhões de habitantes, fechou o ano com 210 mortes causadas pela polícia. No Paraná, o número não está disponível. Segundo lugar na estatística americana, o Texas aparece com um número bem menor, de 104 mortes. O terceiro lugar é a Flórida, com 71 casos, e o quarto é o Arizona, com 44.

Apesar de estar muito acima da polícia dos EUA, o Paraná ainda tem menos mortes em confronto do que outros estados brasileiros. Em São Paulo, de janeiro a setembro, foram 469 casos. No Rio de Janeiro, entre janeiro e setembro foram 459 mortes.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]