• Carregando...
Região Sul lidera aprovação da frase “bandido bom é bandido morto”
| Foto:

viatura_policia

Pesquisa Datafolha mostra que metade dos brasileiros nas grandes cidades acha que “bandido bom é bandido morto”. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidas mais de 1,3 mil pessoas em 87 municípios.

O levantamento foi feito em todas as regiões do país. O Sul acabou sendo a que teve maior proporção de respostas a favor da afirmação: no total, 54% dos entrevistados disseram concordar que bandidos devem morrer.

A pesquisa não revela dados por estados, nem por cidades, até porque a amostra em cada local talvez seja pequena demais para dar um panorama verdadeiro (as regras estatísticas precisam ser seguidas, e abaixo de um certo número não é possível afirmar nada).

Evidente que a pesquisa quantitativa não explica por si só quais os motivos de uma região (ou outro grupo qualquer) ser mais intolerante do que outro. Para isso, seria necessário ouvir as pessoas sobre o que as leva a pensar assim e fazer correlações com dados de violência e de cultura locais, por exemplo.

No entanto, tanto para pensar sobre a política local quanto sobre a sociedade vale refletir sobre os números. Afinal, além dos 54% que responderam com um sonoro “sim”, houve ainda 7% que disseram “nem concordar nem discordar” e 1% que disseram não saber.

Tudo isso deixa a postura do “discordo”, obviamente mais civilizada, com apenas 37% de respondentes. Ou seja: pouco mais de um terço da Região Sul.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]