• Carregando...
Reinaldo Azevedo e o PSDB ajudaram a criar um monstro: a direita xucra. E agora não sabem pará-lo
| Foto:

bolsonaro]

De início, a briga entre Reinaldo Azevedo e aquilo que ele mesmo denominou de “direita xucra” pode parecer uma daquelas divisões engraçadas que você vê entre o PCO e o PSTU para decidir quem está realmente à esquerda e quem está cedendo à burguesia.

Porque, de fato, a discussão que está se travando tem algo de folclórico: trata-se de saber se Azevedo está suficientemente à direita, quem diria. Mas ao contrário do que ocorre entre os partidos nanicos de esquerda, essa briga tem a ver com poder de fato. Tem a ver com 2018.

Até a queda de Dilma, todo mundo que estava à direita do PT se dava às mil maravilhas. Viva Sergio Moro! Prendam o Lula! Diminuam o Estado e tirem a mortadela do pessoal. Uma beleza. Mas Dilma caiu e os objetivos de cada grupo passaram a aparecer.

Azevedo é acusado pelo “outro lado” de tucano. Se é ou não você decide. Mas de fato ele está feliz com a chegada de Temer e dos tucanos ao poder (ninguém se iluda, claro, o atual governo é mais do PSDB do que do PMDB).

Em seu blog, ele vive se perguntando “a quem interessa” desestabilizar o governo Temer. E acusa a direita “burra” de prejudicar as chances de a direita permanecer no poder. Diz que, com o discurso radical e a convocação das novas passeatas o pessoal só está ajudando o PT a voltar ao poder – ou alguém da esquerda, em todo caso.

O que Azevedo talvez não esperasse é que agora, para esse pessoal, nem de direita mais ele é. Rodrigo Constantino escreveu que Azevedo não é de direita, é tucano. E os tucanos, nesse novo discurso extremado, que o pessoal do PSDB talvez nunca tenha imaginado que estava insuflando, são… a esquerda!

Agora, o lance desse pessoal é defender Bolsonaro. Ou, como no caso daquela que Azevedo chama de “Sacerdotisa”, até uma intervenção militar. Tudo com o patrocínio do “reacionário inteligente” Olavo de Carvalho.

O PSDB ajudou a criar um monstro. Azevedo vive se orgulhando de ter criado termos como “petralha” e “esquerdopata”. Funcionou para o que ele queria: o PT foi demonizado. Mas junto com o PT foi algo mais. Foi para o buraco também o respeito por partidos que jogavam nas regras tradicionais de centrismo e moderação.

Agora Aécio, Serra e Alckmin veem-se pressionados pela possibilidade de uma candidatura muito mais à direita, avulsa e, segundo o próprio porta-voz de seu partido, xucra.

Já se comparou antes Azevedo a Carlos Lacerda, o demolidor de presidentes. Agora faz ainda mais sentido. Depois de ver a derrubada de Jango, Lacerda acabou preso e exilado, convivendo na cadeia e fora do país com os antigos alvos de sua ira.

É aquela velha tragédia: você sabe como alguma coisa começa. Se vai ser possível pará-la depois é outra história.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]