• Carregando...
Relator do caso Justus tem condenação na Justiça Federal
| Foto:

Escolhido como relator do caso do deputado Nelson Justus (DEM) na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, o deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC) já teve condenação judicial por irregularidades na gestão de um banco. Arruda foi diretor do Banco Metropolitano entre 1991 e 1995.

Arruda, que também é corregedor da Assembleia, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, de São Paulo, em outubro de 2002. No entanto, a pena de reclusão sugerida pela relatora à época, a desembargadora federal Sylvia Steiner, de dois anos de reclusão, já havia prescrito.

O caso que levou à condenação ocorreu no início dos anos 90, quando o Banco de Crédito Metropolitano teria concedido empréstimos e adiantamentos a pessoas que, por lei, não poderiam recebê-los. A legislação bancária brasileira impede que diretores do banco, seus parentes e empresas geridas por eles recebam empréstimos.

Na época, os réus recorreram dizendo que a denúncia não relatava os fatos, não conseguia comprovar os empréstimos e que os valores envolvidos eram insignificantes. Não convenceram os desembargadores do TRF.

O caso de Nelson Justus, que está nas mãos de Arruda, envolve a contratação de centenas de pessoas para o gabinete da presidência da Assembleia Legislativa durante o período em que ele comandou a Casa. O limite de contratações foi ultrapassado em dez vezes.

Arruda, depois de ser escolhido como relator, já deu a entender que provavelmente votará pela absolvição do colega.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]