• Carregando...
Senador Roberto Requião (PMDB).
Senador Roberto Requião (PMDB).| Foto:

O senador Roberto Requião anunciou que vai dar o nome do reitor da UFSC morto neste mês à lei que tenta combater o “abuso de autoridade”. Segundo ele, agora se trata da Lei Cancellier.

Luiz Carlos Cancellier se suicidou em um shopping de Florianópolis depois de ter sido preso temporariamente numa investigação policial. Solto logo em seguida, o reitor era acusado de obstrução das investigações.

Num bilhete encontrado mais tarde, o reitor afirmava que sua morte foi “decretada” no dia de sua prisão, vista por muitos como desnecessária.

Leia mais: Suicídio deveria nos fazer pensar em sanha punitivista, diz reitor da UFPR

“Morte de Cancellier é o sinal para por freio e bridão nos irresponsáveis Savonarolas que pretendem fazer ‘justiça’ sem lei”, disse o senador nas redes sociais.

Projeto

O projeto substitutivo de Requião pretende punir promotores e juízes que agirem fora dos limites legais em investigações e decisões judiciais. Segundo ele, estaria havendo vários abusos, não apenas na Lava Jato como em outras operações policiais.

A proposta é duramente criticada pelo juiz Sergio Moro, que diz haver risco de um profissional ser punido por “crime de hermenêutica” – ou seja, por interpretar a lei de maneira diferente dos colegas de instâncias superiores.

A força-tarefa da Lava Jato também se posicionou fortemente contra a proposta de Requião.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]