• Carregando...
Senador Roberto Requião (PMDB).
Senador Roberto Requião (PMDB).| Foto:

Roberto Requião (PMDB) falou aos “queridos operadores da Lava Jato” na tribuna do Senado nesta quinta (14). Ele fez uma crítica à procuradora que pediu ao ex-presidente Lula não se referir a ela como “querida”.

O pedido foi feito durante o depoimento ao juiz Sergio Moro, que ocorreu em Curitiba nesta quarta (13).

Requião falou em defesa de Lula, alegando que o “querida” era um vício de linguagem. E ressaltou que a procuradora “protestou com veemência” contra a forma como o ex-presidente a chamava.

O senador disse que vai apresentar um projeto de lei nas próximas semanas para abolir o tratamento especial a todas as autoridades. Segundo ele, para acabar com a turma do “você sabe com quem está falando?”.

Moro não é “querido”

Realmente pode se tratar de um vício de linguagem do ex-presidente, talvez ele nem perceba quando fala. Acontece com todos. Mas vícios são o que são.

A questão não é só a turma que insiste em usar o odioso: “você sabe com quem está falando?” ou o “me chame de doutor”. Não nesse caso.

As autoridades masculinas da sala não foram chamadas de “queridos”. O “querida” pode ser a força do hábito, mas é também uma forma inconsciente de condescendência e paternalismo delegada especialmente à mulheres.

Colaborou: Camila Abrão.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]